Arq. Bras. Cardiol. 2024; 121(7): e20230871

A Importância da Manobra de Valsalva Eficaz durante a Ecocardiografia na Miocardiopatia Hipertrófica

Viviane Tiemi Hotta ORCID logo , Minna Moreira Dias Romano ORCID logo , Silvio Henrique Barberato ORCID logo , Marcelo Luiz Campos Vieira ORCID logo , Fábio Fernandes ORCID logo , Marcus Vinicius Simões ORCID logo

DOI: 10.36660/abc.20230871

A manobra de Valsalva foi descrita pela primeira vez em 1704 como uma expiração forçada contra nariz e glote fechados., Naquela época, nenhuma observação dos efeitos circulatórios foi mencionada. Em 1853, Weber et al. descreveram os efeitos hemodinâmicos e circulatórios relacionados à manobra de Valsalva, e desde então ela tem sido amplamente utilizada na cardiologia. As aplicações iniciais da manobra de Valsalva focaram na investigação do controle do reflexo autonômico cardíaco.

Atualmente, a manobra de Valsalva é recomendada na ecocardiografia, em cenários específicos, como em pacientes com miocardiopatia hipertrófica (MCH), para avaliação de obstrução dinâmica da via de saída do ventrículo esquerdo (VSVE). Porém, há grande variação na sua execução e falta de padronização de controle de pressão e tempo de execução.

[…]

A Importância da Manobra de Valsalva Eficaz durante a Ecocardiografia na Miocardiopatia Hipertrófica

Comentários

Pular para o conteúdo