Uma publicação mensal da Sociedade Brasileira de Cardiologia e considerada o principal veículo de divulgação das pesquisas cardiovasculares brasileiras.
Uma publicação mensal da Sociedade Brasileira de Cardiologia e considerada o principal veículo de divulgação das pesquisas cardiovasculares brasileiras.
Lemos com grande interesse o artigo “Ablação septal com cateteres e radiofrequência guiada pela ecocardiografia para tratamento de pacientes com cardiomiopatia hipertrófica obstrutiva (CHO): Experiência inicial”, publicado recentemente por Valdigem et al. nos Arquivos Brasileiros de Cardiologia.
[…]
Ablação Septal com Radiofrequência e Uso de Novas Tecnologias em Pacientes com Cardiomiopatia Hipertrófica no Laboratório de Eletrofisiologia
ChokrM, MayrinkM, VandoniPMP, LinharesPV, SousaIBS, Castello JúniorHJ, ScanavaccaM. Ablação Septal com Radiofrequência e Uso de Novas Tecnologias em Pacientes com Cardiomiopatia Hipertrófica no Laboratório de Eletrofisiologia. Arq. Bras. Cardiol. 2022;119(4):634-7.
Chokr,Muhieddine; Mayrink,Marina; Vandoni,Pedro Mario Pinto; Linhares,Pedro Vieira; Sousa,Italo Bruno dos Santos; Castello Júnior,Hélio José; Scanavacca,Mauricio. Ablação Septal com Radiofrequência e Uso de Novas Tecnologias em Pacientes com Cardiomiopatia Hipertrófica no Laboratório de Eletrofisiologia. Arq. Bras. Cardiol., v. 119, n. 4, p. 634-637, out. 2022.
Chokr,M., Mayrink,M., Vandoni,P.M.P., Linhares,P.V., Sousa,I.B.S., Castello Júnior,H.J., & Scanavacca,M. (2022). Ablação Septal com Radiofrequência e Uso de Novas Tecnologias em Pacientes com Cardiomiopatia Hipertrófica no Laboratório de Eletrofisiologia. Arq. Bras. Cardiol.,119(4), 634-637.
Chokr,Muhieddine and Mayrink,Marina and Vandoni,Pedro Mario Pinto and Linhares,Pedro Vieira and Sousa,Italo Bruno dos Santos and Castello Júnior,Hélio José and Scanavacca,Mauricio. Ablação Septal com Radiofrequência e Uso de Novas Tecnologias em Pacientes com Cardiomiopatia Hipertrófica no Laboratório de Eletrofisiologia. Arq. Bras. Cardiol. [online]. 2022, vol. 119, n. 4, [cited 2025-09-09], pp.634-637. Available from: <https://abccardiol.org/article/ablacao-septal-com-radiofrequencia-e-uso-de-novas-tecnologias-em-pacientes-com-cardiomiopatia-hipertrofica-no-laboratorio-de-eletrofisiologia/>. ISSN 0066-782X.
Figura 1
A) Mapa eletroanatômico Carto 3 do ventrículo direito e esquerdo. Pode-se observar o ponto de maior espessamento septal (25 mm). Os pontos em vermelho representam a região onde foi aplicada radiofrequência. B) Início da aplicação de radiofrequência. Os pontos amarelos representam as áreas a serem evitadas em que foi identificado sistema de condução. C) Hiperecogenicidade da região septal, avaliada continuamente com ecocardiografia intracardíaca durante a aplicação de radiofrequência. É possível identificar cateter em alça apoiado sobre a região septal. D) Ao término do procedimento, observado intenso edema na região septal, associado a hiperecogenicidade próximo a via de saída do ventrículo esquerdo.