Arq. Bras. Cardiol. 2021; 116(4): 840-843

Bioprótese Valvar Porcina: Um Legado de Mario Vrandecic

Erika Correa Vrandecic, Ektor Correa Vrandecic, Bayard Gontijo Filho, Rossana Dall’Orto Elias, Braulio Roberto Gonçalves Marinho Couto, Marcus Vinicius Bolivar Malachias ORCID logo

DOI: 10.36660/abc.20201110

A doença valvar cardíaca ocupa atualmente os holofotes da medicina cardiovascular em face dos recentes avanços das técnicas de imagens e emergentes possibilidades terapêuticas, atraindo a atenção de médicos, pesquisadores, fabricantes de dispositivos e investidores. O Brasil ocupa um lugar de destaque internacional na história e no desenvolvimento tecnológico de substitutos valvares utilizados no tratamento dessa enfermidade.

O primeiro implante mundial de uma bioprótese valvar suína, comercialmente disponível, aconteceu em outubro de 1968. Cerca de meio século depois, em setembro de 2019, faleceu o médico e cientista Mario Vrandecic, criador da única bioprótese cardíaca de tecido porcino produzida no Brasil e aprovada na agência norte-americana Food and Drug Adminstration (FDA), há décadas globalmente utilizada no tratamento da doença cardíaca valvar.

[…]

Bioprótese Valvar Porcina: Um Legado de Mario Vrandecic

Comentários

Pular para o conteúdo