Arq. Bras. Cardiol. 2017; 109(2): 140-147

Capacidade Antioxidante Total do Plasma e Risco Cardiometabólico em Adultos Jovens, Não Obesos e Clinicamente Saudáveis

Jamille Oliveira Costa, Cecília M. Passos Vásquez, Gleiciane de Jesus Santana, Natanael de Jesus Silva, Juciene de Matos Braz, Amélia M. Ribeiro de Jesus, Danielle Góes da Silva, Luana Celina Seraphim Cunha, Kiriaque Barra Ferreira Barbosa

DOI: 10.5935/abc.20170095

Resumo

Fundamentos:

Os biomarcadores oxidativos exercem um importante papel na gênese dos processos relacionados ao risco cardiometabólico.

Objetivo:

Investigar a capacidade antioxidante total do plasma e sua associação com risco cardiometabólico em adultos jovens, não obesos e clinicamente saudáveis.

Métodos:

Estudantes universitários do estado de Sergipe, Brasil, com idade entre 18 e 25 anos, foram recrutados entre maio de 2013 e outubro de 2014. Parâmetros antropométricos, clínicos e bioquímicos foram medidos e analisados usando protocolos previamente padronizados e descritos na literatura. A medida da capacidade antioxidante total do plasma baseou-se na capacidade de todos os antioxidantes presentes na amostra (plasma) em inibir a oxidação do substrato oxidável ABTS (2,2-Azino-bis-(3-etilbenzotiazolina-6-sulfonato) a ABTS•+ pela metamioglobina.

Resultados:

Aproximadamente 25% da amostra apresentaram mais de um componente do risco cardiometabólico. Valores baixos de HDL foram o componente mais prevalente. Em comparação à ausência de componentes, os indivíduos com pelo menos um componente apresentou valores mais altos de peso corporal, circunferência da cintura, pressão sanguínea diastólica, glicemia de jejum e razão colesterol total/HDL-c, e valores mais baixos de HDL-c (p < 0,05). A glicemia de jejum foi o único parâmetro que se associou com a capacidade antioxidante total (R2 = 0,10; β = 0,17; p = 0,001).

Conclusões:

A capacidade antioxidante total não foi capaz de predizer os componentes do risco cardiometabólico possivelmente devido ao estabelecimento de mecanismos compensatórios que se tornam ativados em condições fisiológicas.

Capacidade Antioxidante Total do Plasma e Risco Cardiometabólico em Adultos Jovens, Não Obesos e Clinicamente Saudáveis

Comentários

Pular para o conteúdo