Arq. Bras. Cardiol. 2023; 120(4): e20220632

Criação de Modelos Embriológicos Cardíacos para Impressão 3D para Ensino de Anatomia e Embriologia

Davi Shunji Yahiro ORCID logo , Juliana Cadilho da Silva Abrantes ORCID logo , D’Angelo Carlo Magliano ORCID logo , Claudio Tinoco Mesquita ORCID logo

DOI: 10.36660/abc.20220632

Introdução

Os estudantes de medicina têm uma grande dificuldade em visualizar as estruturas embriológicas e entender o desenvolvimento morfológico. Estudos relatam que os alunos comumente consideram a Embriologia como uma disciplina difícil e não se sentem confiantes com o conhecimento obtido. , O aprendizado de embriologia tradicional envolve a leitura de livros e interpretação de imagens planas, o que dificulta a percepção espacial e o entendimento do processo de formação embriológica.

A tecnologia de modelagem tridimensional (3D) comumente oferece serviços para a engenharia, arquitetura, desenvolvimento de jogos e filmes. O desenvolvimento de modelos 3D consiste em criar e ligar vértices para formar malhas poligonais. A criação destas malhas permite a visualização em perspectiva, além de poder ser colorida, texturizada e animada pelo designer, e, posteriormente, poder ser impressas. A criação de modelos 3D pode ser muito vantajosa na Embriologia, uma vez que há estudos que mostram a tecnologia 3D como uma ferramenta auxiliadora para o ensino de anatomia e para o planejamento de cirurgias complexas.

[…]

Criação de Modelos Embriológicos Cardíacos para Impressão 3D para Ensino de Anatomia e Embriologia

Comentários

Pular para o conteúdo