Arq. Bras. Cardiol. 2017; 109(3): 266-269

Crioablação por Balão no Tratamento da Fibrilação Atrial Paroxística

Guilherme Fenelon, Frederico Scuotto, Claudio Fischer, Marco Antonio Perin, Marcia Makdisse, Angelo Amato Vincenzo de Paola

DOI: 10.5935/abc.20170108

Introdução

A ablação por radiofrequência (RF) visando ao isolamento elétrico das veias pulmonares (VP) é mais eficaz no controle do ritmo do que os fármacos, especialmente em jovens com fibrilação atrial (FA) paroxística sintomática sem cardiopatia estrutural. O isolamento elétrico é realizado com aplicações de RF ponto a ponto ao redor das VP, sendo um procedimento complexo e demorado., Recentemente, foram desenvolvidas tecnologias buscando simplificar o isolamento das VP, dentre elas a crioablação com balão., Nessa abordagem, o criobalão é insuflado no óstio da VP de modo a ocluí-la completamente. A liberação da crioenergia resfria a superfície do balão, tendo o potencial de isolar a veia com uma única aplicação. A eficácia e a segurança da crioablação são semelhantes às da RF, porém o procedimento é mais rápido.

Embora difundida mundialmente, apenas recentemente a crioablação foi disponibilizada no Brasil. O objetivo deste trabalho foi relatar os primeiros três casos realizados em nosso meio utilizando essa tecnologia.

[…]

Crioablação por Balão no Tratamento da Fibrilação Atrial Paroxística

Comentários

Pular para o conteúdo