Arq. Bras. Cardiol. 2024; 121(10): e20240120
Delineamento e Racional do Estudo Rosa dos Ventos: Estudo Multicêntrico do Tipo Coorte de Pacientes com Insuficiência Cardíaca com Fração de Ejeção Reduzida ou Moderadamente Reduzida no Brasil
Este Artigo Original é referido pelo Minieditorial "Insuficiência Cardíaca no Brasil: Como Podemos Melhorar sua História Natural?".
Resumo
Fundamento:
O Brasil é um país com diferentes biomas e desigualdades sociais. Existem poucos dados disponíveis sobre as diferenças regionais e o prognóstico da insuficiência cardíaca (IC) no país.
Objetivo:
O estudo Rosa dos Ventos tem como objetivo investigar as diferenças regionais e o prognóstico atual de pacientes com IC com fração de ejeção reduzida ou moderadamente reduzida no Brasil.
Métodos:
Este é um estudo prospectivo, multicêntrico, observacional, do tipo coorte que incluirá pacientes ambulatoriais com idade superior a 18 anos com IC e fração de ejeção < 50% em 30 centros privados distribuídos nas regiões brasileiras. Um total de 2500 pacientes serão incluídos entre junho de 2021 e outubro de 2023, com um período de 12 meses de seguimento. Coletaremos dados sobre status clínico e socioeconômico, prescrição médica e resultados de exames cardiológicos. Serão realizados telefonemas para o seguimento dos pacientes seis e 12 meses após a inclusão para coleta de informações sobre visitas ao departamento de emergência, internações e mortalidade.
Conclusão:
O estudo Rosa dos Ventos permitirá uma caracterização mais precisa da IC crônica no Brasil. Essa iniciativa proverá informações relevantes para o desenvolvimento de estratégias de manejo efetivas para mitigar o impacto dessa condição sobre os pacientes e o sistema de saúde.
Palavras-chave: Brasil; Estratégias de Saúde; Insuficiência Cardíaca
573