Arq. Bras. Cardiol. 2023; 120(2): e20220250
Escore de Risco Clínico Simples para Prever a Mortalidade Pós Alta Hospitalar em Pacientes Chineses Hospitalizados por Insuficiência Cardíaca
DOI: 10.36660/abc.2022050
Lemos com grande interesse o artigo de Wang et al., sobre o escore de risco clínico para prever mortalidade em pacientes chineses hospitalizados por insuficiência cardíaca (IC). Os autores desenvolveram uma escala com cinco variáveis para prever mortalidade por IC um ano após a alta hospitalar: idade, sexo feminino, pontuação na escala da New York Heart Association (NYHA) >3, diâmetro do átrio esquerdo e índice de massa corporal; com boa capacidade preditiva. Uma limitação do estudo é o método de divisão aleatória em dois grupos, um para o desenvolvimento do modelo preditivo e outro para avaliar seu desempenho, que, quando extraídos da mesma coorte, têm características semelhantes e, portanto, o desempenho preditivo pode ser superestimado.
Um aspeto muito interessante do estudo é que ele se concentra na avaliação de pacientes com IC na alta hospitalar, utiliza variáveis preditivas simples facilmente avaliáveis e prevê a mortalidade em um ano. Há uma variedade de estudos de escores prognósticos para IC, em pacientes ambulatoriais, hospitalizados ou de emergência e preveem mortalidade durante a internação, nos primeiros 30 dias ou um ano; muitos deles com vieses que limitam sua validez.
[…]
383