Arq. Bras. Cardiol. 2024; 121(4): e20230386

Fatores Associados aos Custos do Tratamento no Primeiro Ano após Implantes Iniciais ou Trocas de Geradores de Pulsos de Marca-passos Cardíacos

Lucas Bassolli de Oliveira Alves ORCID logo , Katia Regina Silva ORCID logo , Jacson Venancio Barros, Fernando Antonio Basile Colugnati, Martino Martinelli Filho ORCID logo , Roberto Costa ORCID logo

DOI: 10.36660/abc.20230386

Este Artigo Original é referido pelo Minieditorial "Custo-Efetividade Relacionado aos Dispositivos Cardíacos Eletrônicos Implantáveis: Uma Preocupação Sempre Constante".

Resumo

Fundamento

O uso de marca-passos cardíacos artificiais tem crescido constantemente, acompanhando o envelhecimento populacional.

Objetivos

Determinar as taxas de readmissões hospitalares e complicações após implante de marca-passo ou troca de gerador de pulsos e avaliar o impacto desses eventos nos custos anuais do tratamento sob a perspectiva do Sistema Único de Saúde (SUS).

Métodos

Registro prospectivo, com dados derivados da prática clínica assistencial, coletados na hospitalização índice e durante os primeiros 12 meses após o procedimento cirúrgico. O custo da hospitalização índice, do procedimento e do seguimento clínico foram estimados de acordo com os valores reembolsados pelo SUS e analisados ao nível do paciente. Modelos lineares generalizados foram utilizados para estudar fatores associados ao custo total anual do tratamento, adotando-se um nível de significância de 5%.

Resultados

No total, 1.223 pacientes consecutivos foram submetidos a implante inicial (n= 634) ou troca do gerador de pulsos (n= 589). Foram observados 70 episódios de complicação em 63 pacientes (5,1%). A incidência de readmissões hospitalares em um ano foi de 16,4% (IC 95% 13,7% – 19,6%) após implantes iniciais e 10,6% (IC 95% 8,3% – 13,4%) após trocas de geradores. Doença renal crônica, histórico de acidente vascular encefálico, tempo de permanência hospitalar, necessidade de cuidados intensivos pós-operatórios, complicações e readmissões hospitalares mostraram um impacto significativo sobre o custo anual total do tratamento.

Conclusões

Os resultados confirmam a influência da idade, comorbidades, complicações pós-operatórias e readmissões hospitalares como fatores associados ao incremento do custo total anual do tratamento de pacientes com marca-passo.

Fatores Associados aos Custos do Tratamento no Primeiro Ano após Implantes Iniciais ou Trocas de Geradores de Pulsos de Marca-passos Cardíacos

Comentários

Pular para o conteúdo