Arq. Bras. Cardiol. 2021; 117(2): 378-384

Hipertensão Arterial e Ácido Úrico Sérico em Idosos – Estudo SEPHAR III

Roxana Buzas ORCID logo , Vlad-Sabin Ivan ORCID logo , Oana-Florentina Gheorghe-Fronea, Adina Flavia Morgovan, Melania Ardelean, Nicolae Albulescu ORCID logo , Maria Dorobantu, Daniel Florin Lighezan

DOI: 10.36660/abc.20200004

Resumo

Fundamento:

A hiperuricemia é um achado frequente em pacientes com hipertensão arterial e há evidências cada vez maiores de que essa entidade seja também um fator de risco para doença cardiovascular.

Objetivos:

No contexto da população em processo de envelhecimento, este estudo tem o objetivo de avaliar níveis de ácido úrico sérico e a prevalência e o controle da hipertensão arterial em um subgrupo da população de adultos romenos (>65 anos), em relação à influência da idade nesses parâmetros.

Métodos:

A amostra do estudo consiste em 1920 adultos incluídos na pesquisa SEPHAR III, dos quais 447 eram pacientes idosos (>65 anos de idade). Durante as duas visitas do estudo, três aferições de pressão arterial (PA) foram realizadas em intervalos de 1 minuto, e foram realizadas medições de níveis de ácido úrico sérico, função renal por taxa de filtração glomerular, pressão arterial e espessura íntima-média. A hipertensão e os controles foram definidos de acordo com as diretrizes atuais. A avaliação da espessura íntima-média foi determinada pela avaliação por ultrassom Doppler modo B. Um nível de significância p < 0,05 foi adotado para a análise estatística.

Resultados:

Pacientes adultos tinham níveis de ácido úrico sérico significativamente mais baixos, se comparados a pacientes idosos, independentemente dos níveis de taxa de filtração glomerular. Pacientes adultos tinham níveis de espessura íntima-média, comparados a pacientes idosos.

Conclusão:

De forma semelhante às pesquisas anteriores, neste estudo, a idade representou um dos fatores contribuintes ao nível aumentado de ácido úrico sérico. Também foi obtido um aumento da prevalência da hipertensão arterial com a idade, com um mau controle da pressão arterial.

Hipertensão Arterial e Ácido Úrico Sérico em Idosos – Estudo SEPHAR III

Comentários

Pular para o conteúdo