Uma publicação mensal da Sociedade Brasileira de Cardiologia e considerada o principal veículo de divulgação das pesquisas cardiovasculares brasileiras.
Uma publicação mensal da Sociedade Brasileira de Cardiologia e considerada o principal veículo de divulgação das pesquisas cardiovasculares brasileiras.
A nova infecção respiratória viral causada pela doença de coronavírus 2019 (COVID-19), inicialmente conhecida como 2019-nCoV, surgiu no final de dezembro de 2019 em Wuhan, China, e rapidamente se espalhou pela Ásia, Europa e EUA, caracterizando uma situação de pandemia. Em maio de 2020, a Organização Mundial da Saúde declarou o Brasil um novo epicentro da pandemia de coronavírus.
Com os níveis alarmantes de disseminação e gravidade da COVID-19, grandes interrupções nos serviços hospitalares de rotina ocorreram à medida que os hospitais se ajustavam com a finalidade de aumentar a capacidade de atendimento aos pacientes com SARS-CoV-2. Nesse contexto, foram adiadas as cirurgias eletivas com a finalidade de otimizar recursos de saúde e questões de pessoal e de proteger os pacientes da transmissão viral hospitalar.
[…]
Impacto da Primeira Onda da Pandemia de COVID-19 na Cirurgia Cardiovascular no Brasil: Análise de um Centro Terciário de Referência
LisboaLA, MejiaOAV, AritaET, GuerreiroGP, SilveiraLMV, BrandãoCMA, DiasRR, et al. Impacto da Primeira Onda da Pandemia de COVID-19 na Cirurgia Cardiovascular no Brasil: Análise de um Centro Terciário de Referência. Arq. Bras. Cardiol. 2022;118(3):663-6.
Lisboa,Luiz Augusto; Mejia,Omar Asdrúbal Vilca; Arita,Elisandra Trevisan; Guerreiro,Gustavo Pampolha; Silveira,Lucas Molinari Veloso da; Brandão,Carlos Manuel de Almeida; Dias,Ricardo Ribeiro; Dallan,Luís Roberto Palma; Miana,Leonardo; Caneo,Luiz F.; Jatene,Marcelo Biscegli; Dallan,Luís Alberto Oliveira; Jatene,Fabio Biscegli. Impacto da Primeira Onda da Pandemia de COVID-19 na Cirurgia Cardiovascular no Brasil: Análise de um Centro Terciário de Referência. Arq. Bras. Cardiol., v. 118, n. 3, p. 663-666, mar. 2022.
Lisboa,L.A., Mejia,O.A.V., Arita,E.T., Guerreiro,G.P., Silveira,L.M.V. , Brandão,C.M.A., Dias,R.R., Dallan,L.R.P., Miana,L., Caneo,L.F., Jatene,M.B., Dallan,L.A.O., & Jatene,F.B. (2022). Impacto da Primeira Onda da Pandemia de COVID-19 na Cirurgia Cardiovascular no Brasil: Análise de um Centro Terciário de Referência. Arq. Bras. Cardiol.,118(3), 663-666.
Lisboa,Luiz Augusto and Mejia,Omar Asdrúbal Vilca and Arita,Elisandra Trevisan and Guerreiro,Gustavo Pampolha and Silveira,Lucas Molinari Veloso da and Brandão,Carlos Manuel de Almeida and Dias,Ricardo Ribeiro and Dallan,Luís Roberto Palma and Miana,Leonardo and Caneo,Luiz F. and Jatene,Marcelo Biscegli and Dallan,Luís Alberto Oliveira and Jatene,Fabio Biscegli. Impacto da Primeira Onda da Pandemia de COVID-19 na Cirurgia Cardiovascular no Brasil: Análise de um Centro Terciário de Referência. Arq. Bras. Cardiol. [online]. 2022, vol. 118, n. 3, [cited 2025-10-22], pp.663-666. Available from: <https://abccardiol.org/article/impacto-da-primeira-onda-da-pandemia-de-covid-19-na-cirurgia-cardiovascular-no-brasil-analise-de-um-centro-terciario-de-referencia/>. ISSN 0066-782X.
Figura 1
Painel A: Impacto da primeira onda do período pandêmico com redução do volume de cirurgia cardiovascular e aumento da mortalidade hospitalar pós-operatória em 2020. Painel B: Volume de cirurgia cardiovascular e mortalidade hospitalar, comparando março a julho de 2019 e 2020 (período pandêmico).