Arq. Bras. Cardiol. 2023; 120(10): e20220768

Impacto de um Programa de Redução do Estresse, Meditação e Mindfulness em Pacientes com Insuficiência Cardíaca Crônica: Um Ensaio Clínico Randomizado

Vaisnava Nogueira Cavalcante ORCID logo , Evandro Tinoco Mesquita ORCID logo , Ana Carla Dantas Cavalcanti, Jacqueline Sampaio dos Santos Miranda, Paola Pugian Jardim, Glaucio Martins da Silva Bandeira, Lais Marcelle Rufino Guimarães ORCID logo , Isabella Christina Diniz de Lemos Venâncio, Nathalia Manoela Condeixa Correa, Angela Maria Rodrigues Dantas, João Carlos Tress, Ana Catarina Romano, Fabiana Bergamin Muccillo, Marina Einstoss Barbosa Siqueira, Glaucia Cristina Andrade Vieira

DOI: 10.36660/abc.20220768

Este Artigo Original é referido pelo Minieditorial "Programa de Redução de Estresse, Meditação e Mindfulness para Pacientes com Insuficiência Cardíaca: Um Pouco de Luz na Escuridão".

Resumo

Fundamento

A Insuficiência Cardíaca é um importante problema de saúde pública, que leva à alta carga de sintomas físicos e psicológicos, apesar da terapia otimizada.

Objetivo

Avaliar primariamente o impacto de um Programa de Redução de Estresse, Meditação e Atenção plena na redução do estresse de pacientes com Insuficiência Cardíaca.

Métodos

Ensaio clínico randomizado e controlado que avaliou o impacto de um programa de redução de estresse comparado ao atendimento multidisciplinar convencional, em dois centros especializados no Brasil. O período de coleta de dados ocorreu entre abril e outubro de 2019. Um total de 38 pacientes foram alocados nos grupos de intervenção ou controle. A intervenção aconteceu ao longo de 8 semanas. O protocolo consistiu na avaliação das escalas de estresse percebido, depressão, qualidade de vida, ansiedade, atenção plena, qualidade do sono, teste de 6 minutos de caminhada e biomarcadores por um grupo cego, considerando um p-valor <0,05 como estatisticamente significativo.

Resultados

A intervenção resultou em redução significativa no estresse percebido de 22,8 ± 4,3 para 14,3 ± 3,8 pontos na escala de estresse percebido no grupo de intervenção vs. 23,9 ± 4,3 para 25,8 ± 5,4 no grupo controle (p-valor<0,001). Foi observada melhora significativa na qualidade de vida (p-valor=0,013), atenção plena (p-valor=0,041), qualidade do sono (p-valor<0,001) e no teste de 6 minutos de caminhada (p-valor=0,004) no grupo sob intervenção comparado com o controle.

Conclusão

O Programa de Redução de Estresse, Meditação e Atenção plena reduziu efetivamente o estresse percebido e melhorou desfechos clínicos em pacientes com Insuficiência Cardíaca.

Impacto de um Programa de Redução do Estresse, Meditação e Mindfulness em Pacientes com Insuficiência Cardíaca Crônica: Um Ensaio Clínico Randomizado

Comentários

Pular para o conteúdo