Arq. Bras. Cardiol. 2024; 121(2): e20220866

Impressão 3D na Avaliação de Pericardite Constritiva

Juliana Cadilho Abrantes ORCID logo , Fernanda Turque, Bernardo Fróes Demier ORCID logo , Daniel Gama Neves ORCID logo , Davi Shunji Yahiro ORCID logo , Tadeu Takao Almodovar Kubo, Leonardo Canale, Claudio Tinoco Mesquita ORCID logo

DOI: 10.36660/abc.20220866

Introdução

A pericardite constritiva é uma doença pouco frequente e seu diagnóstico muitas vezes é feito tardiamente. A pericardiectomia radical é o procedimento mais indicado em casos de pericardite constritiva, entretanto, trata-se de uma cirurgia complexa e demorada. Estes aspectos são potencialmente interessantes para o uso da impressão 3D no planejamento cirúrgico, pois o estudo do modelo impresso pela equipe de saúde permite melhor compreensão da área cirúrgica, obtendo um planejamento mais eficiente.

Estudos também têm apresentado resultados satisfatórios na educação médica, principalmente em anatomia,, com relatos de impressão de modelos anatômicos de alta fidelidade, incluindo exemplares com defeitos cardíacos congênitos. Apesar disso, até o momento, não há relatos do uso da impressão 3D cardíaca no orientação cirúrgica e tampouco no ensino sobre a pericardite constritiva.

[…]

Impressão 3D na Avaliação de Pericardite Constritiva

Comentários

Pular para o conteúdo