Arq. Bras. Cardiol. 2022; 119(4): 622-626

Influência do Bem-estar Espiritual na Pressão Arterial, Hemodinâmica Central e Função Endotelial

Maria Emília Figueiredo Teixeira ORCID logo , Priscila Valverde de Oliveira Vitorino ORCID logo , Andrea A. Brandão ORCID logo , Ana Luiza Lima Souza, Talles Marcelo Gonçalves de Andrade Barbosa, Roberto Esporcatte, Mário Henrique Elesbão de Borba, Álvaro Avezum, Weimar Kunz Sebba Barroso ORCID logo

DOI: 10.36660/abc.20210886

Introdução

Espiritualidade e religiosidade (E/R) são aspectos culturais presentes desde os primórdios da existência humana. Vistas por muito tempo como opostas à ciência, apenas recentemente, E/R ganharam relevância no âmbito da saúde.

As definições de E/R estão em evolução constante, de acordo com as necessidades de adequação a novos conhecimentos. Religião tem sido relacionada, contemporaneamente, com aspectos organizacionais, institucionais e dogmáticos, ou seja, o contato com a deidade acontece por meio de formatos pré-determinados e específicos para cada segmento religioso. Espiritualidade, termo mais amplo, engloba a busca pelo bem-estar pessoal, psicológico, espiritual e nas relações pessoais. Para o Departamento de Estudos em Espiritualidade e Medicina Cardiovascular (DEMCA) da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), “espiritualidade é um conjunto de valores morais, mentais e emocionais que norteiam pensamentos, comportamentos e atitudes nas circunstâncias da vida de relacionamento intra e interpessoal”.

[…]

Influência do Bem-estar Espiritual na Pressão Arterial, Hemodinâmica Central e Função Endotelial

Comentários

Pular para o conteúdo