Arq. Bras. Cardiol. 2025; 122(5): e20240635
Proporção entre o Volume Plaquetário Médio e a Largura de Distribuição das Plaquetas: O Parâmetro Plaquetário mais Eficaz no Fechamento do Canal Arterial
Resumo
Fundamento
O papel das plaquetas e dos índices plaquetários no fechamento do canal arterial em bebês prematuros ainda é controverso. Nosso objetivo foi determinar se a contagem de plaquetas e todos os índices relacionados às plaquetas são eficazes no fechamento do canal arterial patente (PDA).
Objetivos
Características demográficas, morbidades de prematuridade e índices plaquetários foram comparados entre grupos com e sem PDA hemodinamicamente significativa (hsPDA).
Métodos
Dados de prematuros com idade gestacional <30 semanas foram avaliados retrospectivamente. Todos os dados relacionados às plaquetas foram registrados a partir do hemograma completo nas primeiras 24 horas de todos os pacientes. A análise estatística foi realizada nos dados obtidos. Um valor de p <0,05 foi considerado estatisticamente significativo.
Resultados
Um total de 1151 pacientes foram incluídos no estudo, incluindo 426 pacientes no grupo hsPDA e 725 pacientes no grupo não-hsPDA. Os parâmetros plaquetários volume plaquetário médio (VPM), VPM/plaquetcrit (PCT), VPM/largura de distribuição plaquetária (PDW), massa plaquetária (MP), largura de distribuição de hemácias (RDW) foram considerados significativamente menores no grupo hsPDA em comparação ao grupo não-hsPDA (p<0,001, p<0,001, p<0,001, p=0,015 e p<0,001, respectivamente). A razão VPM/PDW com o maior valor de AUC (0,748) foi considerada o parâmetro mais valioso na estimativa do fechamento da PDA.
Conclusões
A relação VPM/PDW foi considerada o parâmetro mais valioso para a predição de hsPDA entre todos os índices plaquetários.
Palavras-chave: Permeabilidade do Canal Arterial; Plaquetas; Recém-Nascido Prematuro; Volume Plaquetário Médio
295