Arq. Bras. Cardiol. 2023; 120(2): e20220614
Radioterapia Estereotáxica para Tratamento de Taquicardia Ventricular Recorrente na Doença de Chagas: Relato do Primeiro Caso na América Latina
Relato de caso
Paciente do sexo masculino, 53 anos, em acompanhamento no Instituto do Coração (InCor) do Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) desde 2018 devido a CCC e TVS recorrente; além disso, teve um CDI dupla-câmara implantado em 2014. Apresentava fração de ejeção do ventrículo esquerdo (FEVE) de 42% ao ecocardiograma transtorácico (EcoTT), e na evolução foram identificadas terapias apropriadas do CDI a despeito do uso de amiodarona 400mg/dia, metoprolol 200mg/dia, enalapril 40mg/dia, espironolactona 25mg/dia, furosemida 40mg/dia.
No período de novembro de 2020 a junho a 2021, o paciente foi internado várias vezes devido a episódios de TVS revertidos pelo CDI apesar da reimpregnação por amiodarona, sendo submetido a três ablações por cateter, duas delas complicadas por hemopericárdio e hemoperitônio, com necessidade de correção cirúrgica. Apesar de alguma melhora inicial possivelmente atribuída às ablações sequenciais, recorreu em junho de 2021 com repetidas terapias apropriadas do CDI, sendo proposta sua inclusão em protocolo de pesquisa para ablação da TVS por RAE. Encontrava-se em classe funcional II/III da New York Heart Association (NYHA), com piora da FEVE (20%). Após consentimento livre e esclarecido, o paciente aceitou ser submetido à RAE.
[…]
Palavras-chave: Doença de Chagas; Radioterapia; Taquicardia Ventricular
1.105