Arq. Bras. Cardiol. 2025; 122(9): e20250034

Revisão Sistemática Sobre a Eficácia do Atenolol no Tratamento Anti-Hipertensivo: Recomendação da Sociedade Brasileira de Cardiologia

Andréa Araujo Brandão ORCID logo , Cibele Isaac Saad Rodrigues ORCID logo , Wilson Nadruz, Paulo Cesar B Veiga Jardim ORCID logo , Fernando Nobre ORCID logo , Sergio Emanuel Kaiser ORCID logo , Otavio Rizzi Coelho, Fernanda Marciano Consolim Colombo ORCID logo , Leonardo Castro Luna ORCID logo , Andressa Braga, Quenia Dias Morais, Luiz Bortolotto ORCID logo

DOI: 10.36660/abc.20250034

Resumo

Fundamento

A hipertensão arterial (HA) é um problema global de saúde pública, com alta prevalência e impacto significativo na morbimortalidade cardiovascular. Betabloqueadores cardiosseletivos, como o atenolol, são amplamente utilizados no tratamento da HA, mas sua indicação como terapia de primeira linha é controversa.

Objetivos

Avaliar a eficácia e a segurança do atenolol no tratamento da HA primária, em comparação com outras classes de medicamentos anti-hipertensivos de primeira escolha.

Métodos

Foi realizada uma revisão sistemática com base em uma pergunta estruturada no formato PICO. Foram incluídos ensaios clínicos randomizados que compararam o atenolol com outros anti-hipertensivos. A busca foi conduzida em três bases de dados internacionais. A qualidade metodológica foi avaliada por meio da ferramenta RoB 2, e a certeza da evidência, pelo sistema GRADE. O desfecho primário composto foi a ocorrência de eventos cardiovasculares maiores. Desfechos secundários incluíram mortalidade por todas as causas, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral, analisados separadamente.

Resultados

Sete ensaios clínicos atenderam aos critérios de inclusão. Em comparação com anlodipino e losartana, o atenolol apresentou incidência discretamente maior de eventos cardiovasculares, com certeza da evidência baixa e moderada, respectivamente. A combinação de hidroclorotiazida e amilorida demonstrou maior redução de eventos cardiovasculares em relação ao atenolol, embora com certeza da evidência muito baixa. A redução da pressão arterial (PA) foi semelhante entre os medicamentos comparados.

Conclusões

Apesar das limitações das evidências disponíveis, o atenolol demonstrou eficácia semelhante na redução da PA, com pequenas diferenças em desfechos cardiovasculares, favorecendo outras classes de anti-hipertensivos. Sua prescrição pode ser considerada entre as opções de associação medicamentosa no tratamento da HA primária em adultos. Outros betabloqueadores não foram avaliados nesta revisão sistemática.

Revisão Sistemática Sobre a Eficácia do Atenolol no Tratamento Anti-Hipertensivo: Recomendação da Sociedade Brasileira de Cardiologia

Comentários

Pular para o conteúdo