Arq. Bras. Cardiol. 2025; 122(8): e20240685

Tratamento Crônico com Panax ginseng e Angelica keiskei Reduz a Pressão Arterial e Melhora a Função Endotelial em Ratas Ovariectomizadas

Nayara Formenton da Silva, Luis Henrique Oliveira de Moraes ORCID logo , Camila Pereira Sabadini, Rita Cristina Cotta Alcântara, Patrícia Corrêa Dias, Gerson Jhonatan Rodrigues ORCID logo

DOI: 10.36660/abc.20240685

Resumo

Fundamento:

A menopausa é um processo fisiológico natural que pode afetar diversos sistemas e órgãos, frequentemente levando ao aumento da pressão arterial. A combinação de Panax ginseng e Angelica keiskei (Pg + Ak) é uma formulação conhecida por melhorar a função vascular.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo avaliar os efeitos in vivo dessas plantas combinadas sobre os parâmetros cardiovasculares em ratas em menopausa induzida por ovariectomia.

Métodos:

Vinte e quatro ratas Wistar com 70 dias de vida foram distribuídas aleatoriamente em três grupos: falso-operadas (Sham), ovariectomizadas (OVX) e ovariectomizadas tratadas com Pg + Ak (OVX + Pg + Ak). As ratas do grupo tratado com Pg + Ak receberam injeção intraperitoneal de 100 mg/kg/dia por duas semanas. A pressão arterial foi medida por pletismografia de cauda, e a função endotelial foi avaliada por meio de testes de reatividade vascular.

Resultados:

Ao final do tratamento, a pressão arterial média no grupo Sham foi menor do que no grupo controle (OVX), e o tratamento com Pg + Ak melhorou a disfunção endotelial causada pela ovariectomia. Isso ficou evidente na restauração da vasodilatação dependente do endotélio nos anéis aórticos das ratas OVX tratadas com Pg + Ak, em comparação com as ratas OVX não tratadas.

Conclusões:

Nossos achados sugerem que a combinação Pg + Ak reduz efetivamente a pressão arterial e reverte a disfunção endotelial em ratas ovariectomizadas.

Tratamento Crônico com Panax ginseng e Angelica keiskei Reduz a Pressão Arterial e Melhora a Função Endotelial em Ratas Ovariectomizadas

Comentários

Pular para o conteúdo