PREPRINTS
O Preprint é um manuscrito científico completo que é depositado pelos autores em um servidor público. O Preprint contém dados e metodologias completos. Este é publicado na Web dentro de aproximadamente um dia, sem passar por avaliação pelos pares e pode ser visualizado gratuitamente por qualquer pessoa no mundo, em plataformas hoje desenvolvidas para este propósito, permitindo que os cientistas controlem diretamente a disseminação de seu trabalho na comunidade científica mundial. Na maioria dos casos, o mesmo trabalho publicado como Preprint também é submetido para avaliação por pares em um periódico. Assim, os Preprints (não validados através de peer-review) e a publicação de periódicos (validados por meio de peer review) funcionam em paralelo como um sistema de comunicação para a pesquisa científica.
Depositar um manuscrito em uma plataforma de Preprints não é considerado publicação duplicada. A submissão de um artigo a ABC Cardiol implica que ele não tenha sido publicado total ou parcialmente como parte de livros ou em revistas e que não tenha sido enviado simultaneamente a outro periódico. Manuscritos publicados em anais de eventos científicos, em versões preliminares e working papers, ou em plataformas de preprint são considerados inéditos.
Manuscritos previamente disponibilizados em servidores preprint deverão informar a localização virtual dele (link, DOI etc.) e serão submetidos à revisão cega, em que os pareceristas tomam conhecimento da identidade do(a) autor(a). Manuscritos não disponibilizados em servidores preprint continuam sendo avaliados no sistema duplo-cego, no qual nem pareceristas, nem autores conhecem suas identidades. Comentários recebidos por manuscritos em preprints podem ser considerados pelos editores durante o peer review.
Caso o autor de um manuscrito que esteja em peer review na ABC Cardiol queira depositá-lo em um servidor preprint, deve solicitar a autorização do periódico por meio de e-mail: revista@cardiol.br.
O periódico recomenda o servidor preprint da SciELO para submissão: https://preprints.scielo.org, sendo também aceitos outros servidores.
Artigos aceitos que permanecerem disponíveis em servidores preprint devem indicar o link da versão publicada na ABC Cardiol.
A revista ABC Cardiol procura manter sua plataforma e regras em constante atualização, caminhando em conjunto com as tendências da publicação científica moderna. Aceitamos, hoje, os Preprints e o uso de plataformas open science como uma maneira de incentivar a comunicação entre os autores.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO POR PARES
A ABC Cardiol usa o sistema duplo-cego de revisão por pares, o que significa que os revisores do artigo não terão acesso à identidade do(s) autor(es) e o(s) autor(es) não terá(ão) acesso à identidade do revisor. No envio inicial, o artigo é revisado pela equipe editorial quanto à conformidade com o estilo da revista e para garantir que o artigo seja claro e legível para revisores e editores. Após a verificação do artigo por parte da equipe editorial, o artigo será enviado ao Editor-Chefe, que por sua vez o enviará para um Editor Associado. O Editor Associado então determina se o artigo deve ser enviado para revisão por pares ou se o mesmo não está entre as prioridades da ABC Cardiol. Solicita-se que todos os revisores e editores informem eventuais conflitos de interesse e, se houver, o artigo retorna para um editor ou revisor diferente. Os artigos são submetidos à revisão estatística sempre que necessário. Após a conclusão de no mínimo 2 revisões, o artigo é revisado pelo editor associado e pelo editor-chefe, que chegam a uma das seis decisões abaixo. Os revisores têm 15 dias para avaliar o manuscrito.
- Aceitar: o artigo é aceito para publicação em sua forma atual. No entanto, pequenas alterações podem ser feitas pelos editores médicos, ilustradores ou pela equipe editorial, caso em que os autores precisarão se articular com os devidos contatos para garantir que essas mudanças sejam incorporadas após a aceitação.
- Pequena revisão: frise-se que essa decisão não garante a aceitação do artigo. No entanto, quando essa decisão é tomada, é porque são necessárias alterações menos significativas do que nos casos de Pequena Revisão. Os autores têm 15 dias para fazer as alterações solicitadas.
- Grande revisão: nesse caso, são necessárias alterações mais significativas. Os autores têm 30 dias para fazer as alterações solicitadas. Frise-se que essa decisão não garante a aceitação do artigo.
- Rejeitar e Ressubmeter: o artigo está inaceitável para publicação em sua forma atual. No entanto, os editores estão dispostos a reconsiderar um artigo completamente revisado. Os autores devem responder a todos os comentários de revisores e editores e o artigo será reavaliado e tratado como um novo artigo.
- Rejeitar: o artigo está inaceitável para publicação e/ou não se enquadra para publicação pela ABC Cardiol.
- Rejeitar e transferir: o artigo é indicado para outra revista da família de revistas da Sociedade Brasileira de Cardiologia. O autor deve aceitar ou recusar a transferência quando receber o e-mail de recusa.
Caso o artigo seja aceito, o periódico incluirá, no artigo, o nome do(a) editor(a) responsável pela avaliação.
A responsabilidade pelo conteúdo dos periódicos e dos artigos é dos(as) autores(as) e dos(as) editores(as), conforme acordos estabelecidos entre as partes.
DADOS ABERTOS
A ABC Cardiol encoraja os autores a disponibilizar todos os conteúdos (dados, códigos de programa e outros materiais) subjacentes ao texto do manuscrito anteriormente ou no momento da publicação. Exceções são permitidas em casos de questões legais e éticas. O objetivo é facilitar a avaliação do manuscrito e, se aprovado, contribuir para a preservação e reuso dos conteúdos e a reprodutibilidade das pesquisas.
A adoção de boas práticas na preparação de dados para depósito é um aspecto de fundamental importância para o acesso, compartilhamento e reuso dos dados de pesquisa, além de contribuir para que eles sejam “as FAIR as possible”. Para melhor entender os Princípios FAIR e como tornar os seus dados o mais FAIR possível, é recomendado o uso da ferramenta FAIR-Aware: https://fairaware.dans.knaw.nl/.
No momento da submissão, o autor deve enviar o Formulário Obrigatório para Publicação preenchido, onde será declarado de que forma os conteúdos subjacentes ao texto do manuscrito estão disponíveis. Tipos de declaração:
No caso de os dados já estarem disponíveis:
1) Os conteúdos subjacentes ao texto da pesquisa estão contidos no manuscrito.
2) Os conteúdos já estão disponíveis. Informar títulos e respectivas URLs, números de acesso ou DOIs dos arquivos dos conteúdos subjacentes ao texto do artigo.
No caso de os dados não estarem disponíveis:
1) Os dados estarão disponíveis sob demanda dos pareceristas.
2) Após a publicação, os dados estarão disponíveis sob demanda aos autores – condição justificada no manuscrito.
3) Os dados não podem ser disponibilizados publicamente. O autor deverá justificar.
O periódico recomenda o depósito dos dados via repositório da SciELO. Acesse: https://data.scielo.org/dataverse/brabc. No Guia de preparação de dados de pesquisa (https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Guia_preparacao_pt.pdf), o autor encontra todas as orientações sobre como disponibilizar os dados no repositório: nomeação, formato e tamanho dos arquivos, além de descrição e anonimização dos dados. Junto aos dados, é de suma importância o envio do arquivo README, que funciona como um guia para o usuário, possibilitando que os dados depositados sejam interpretados corretamente e reutilizados. Os dados depositados passarão por uma curadoria do periódico e da SciELO, para aprovação e publicação. Acesse o fluxo presente no Guia de preparação de dados de pesquisa (https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Guia_preparacao_pt.pdf).
COBRANÇA DE TAXAS
A ABC Cardiol, a partir de 01/04/2024, passou a ao primeiro autor do artigo de acordo com as seguintes condições:
- Caso o primeiro autor, nacional ou internacional, não seja sócio da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC); ou
- Caso o primeiro autor seja sócio e esteja inadimplente.
O primeiro autor que esteja com sua associação em dia com a SBC no momento da aprovação do artigo estará isento de qualquer pagamento.
Ressalta-se que nenhuma taxa será cobrada no ato da submissão do artigo, apenas após a aprovação do artigo.
Artigos submetidos antes da data informada acima não sofrerão qualquer tipo de cobrança.
Valores e Pagamento:
Valores | |
Valor para Sócios SBC | Gratuito |
Valor para Não Sócios/Inadimplentes | R$ 2.000,00 |
*Para residentes fora do Brasil, o valor será convertido para dólar conforme cotação do dia.
Após a aprovação do artigo, a secretaria editorial entrará em contato com o primeiro autor caso haja a necessidade de quitação, informando o link para pagamento da taxa. O artigo só seguirá para a produção editorial mediante a realização do pagamento. Sócios adimplentes terão seus artigos automaticamente encaminhados para a produção editorial.
POLÍTICA DE ÉTICA E MÁS CONDUTAS, ERRATA E RETRATAÇÃO
Na Política de Ética estão descritos os deveres dos autores, revisores, editores e editora. Em casos de má conduta, o periódico adotará o Guia de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Científica do SciELO, bem como o Guia para o Registro, Marcação e Publicação de Retratação e o Guia para o Registro, Marcação e Publicação de Errata.
POLÍTICA SOBRE CONFLITO DE INTERESSES
O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesses podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos. Ao submeter o manuscrito, os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado o trabalho. Caso haja, ainda que potencialmente, o(s) autor(es) deve(m) informá-lo no por meio do Formulário Obrigatório para Publicação.
São considerados potenciais conflitos de interesse, a relação de um autor, diretamente ou indiretamente, por meio da instituição promotora da pesquisa, com empresas que eventualmente possam se beneficiar dos resultados do estudo.
Por esta razão, todos os autores devem declarar qualquer relacionamento que tiverem com a indústria e com outras entidades relevantes – sejam financeiras ou de outra natureza – nos últimos dois anos, que possam representar conflito de interesses em relação ao artigo submetido. Todos os relacionamentos relevantes com a indústria, vinculação acadêmica e fontes de financiamento para o trabalho devem ser declarados no formulário, assim como todas as afiliações institucionais dos autores (incluindo compromissos corporativos). Incluem-se aí sociedades em geral, como consultorias, propriedade de ações ou outras participações societárias ou acordos de licenciamento de patentes.
Os seguintes tipos de relação são considerados potencialmente conflitantes e devem obrigatoriamente ser declarados:
Se nos últimos dois anos um dos autores:
1) Recebeu honorários de consultoria, palestras, redação de textos ou quaisquer outros tipos de serviços remunerados prestados do fabricante do produto.
2) Recebeu auxílio do fabricante do produto (verbas de pesquisa, fornecimento de equipamentos, drogas, mão de obra) relacionados ao projeto em análise ou outro projeto que envolva o mesmo produto.
3) Recebeu auxílio do fabricante do produto para participação em congressos.
4) Deteve ações do fabricante do produto.
5) Houve envolvimento do fabricante do produto na coleta, análise, interpretação ou redação dos dados.
6) É empregado de empresa que possa se beneficiar direta ou indiretamente com os resultados do estudo.
ADOÇÃO DE SOFTWARES DE VERIFICAÇÃO DE SIMILARIDADE
A ABC Cardiol utiliza o software iThenticate para verificar a originalidade do conteúdo enviado antes da publicação. Todos os manuscritos são checados antes da decisão final.
Casos de plágio não são aceitos na ABC Cardiol. O plágio compromete o verdadeiro significado da Ciência. Define-se por plágio os casos em que um autor tenta utilizar o trabalho de outro como se fosse seu. Outra forma de plágio é o autoplágio ou a duplicação: ocorre quando um autor reutiliza partes consideráveis de algum trabalho publicado de sua autoria sem as devidas referências. O plágio se caracteriza como má conduta científica, devendo ser tratado como tal. Quando o plágio é detectado em qualquer momento antes da publicação, a equipe editorial tomará as medidas apropriadas, conforme as normas estabelecidas pelo Committee on Publication Ethics (COPE). Para obter mais informações, acesse: http://www.publicationethics.org.
A ABC Cardiol utiliza o software iThenticate para verificar a originalidade do conteúdo enviado antes da publicação. O iThenticate compara os artigos enviados com milhões de trabalhos de pesquisa publicados e bilhões de textos disponíveis na web. Autores, pesquisadores e freelancers também podem usar o iThenticate para analisar seu trabalho antes de enviá-lo acessando http://www.ithenticate.com.
Os editores da ABC Cardiol avaliarão com cautela eventuais casos de plágio. Caso o plágio seja detectado antes da publicação, informaremos o(s) autor(es) e solicitaremos que reescreva o conteúdo ou lance mão de referências, indicando de onde o conteúdo foi obtido. Se forem detectados mais de 25% de plágio no artigo, ele será rejeitado e os autores serão notificados.
Todos os artigos submetidos para publicação são verificados com ferramentas online, a fim de se detectar casos de plágio, tanto após o envio quanto antes de se iniciar a revisão.
Os artigos em que houver detecção de plágio são tratados com base na extensão do plágio.
10-25% de plágio: o artigo é enviado de volta ao autor para revisão de conteúdo, sem entrar no processo de revisão.
> 25% de plágio: o artigo será rejeitado sem entrar no processo de revisão. Os autores são aconselhados a revisar e reenviar o artigo.
Caso haja detecção de plágio depois que a ABC Cardiol tiver publicado o artigo, entraremos em contato com a instituição do autor e com as agências de financiamento.
Caso se constate que houve má conduta, a ABC Cardiol publicará um comunicado, divulgando um link do documento original, indicando o plágio e fornecendo referências sobre o material plagiado. Em casos graves (> 50% de plágio), o artigo será formalmente removido.
ADOÇÃO DE SOFTWARES: USO DE RECURSOS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Os autores devem informar o uso de inteligência artificial (IA) generativa na redação científica no momento da submissão do artigo. As diretrizes a seguir aplicam-se exclusivamente ao processo de redação, e não ao uso de ferramentas de IA para análise e extração de insights dos dados durante a pesquisa:
- A IA generativa e as tecnologias assistidas por IA devem ser empregadas apenas para aprimorar a legibilidade e o estilo do manuscrito. Essas tecnologias devem ser utilizadas sob supervisão e controle humanos, e os autores devem revisar e editar cuidadosamente o resultado, já que a IA pode gerar informações que aparentam ser precisas, mas podem ser incorretas, incompletas ou tendenciosas. Os autores são, em última análise, responsáveis pelo conteúdo do trabalho.
- Não é permitido listar ou citar a IA e as tecnologias assistidas por IA como autor(es) ou coautor(es) do manuscrito, uma vez que a autoria implica responsabilidades e tarefas que apenas humanos podem assumir e realizar.
- O uso de IA generativa e tecnologias assistidas por IA na redação científica deve ser declarado incluindo uma seção no final do manuscrito no momento da submissão inicial, além de ser citado na seção métodos. Esta declaração deve ser realizada ao preencher o Formulário Obrigatório para Publicação. Essa declaração não é necessária para ferramentas básicas, como as utilizadas para verificar gramática, ortografia e referências. Caso não haja nada a declarar, não é preciso incluir uma declaração.
Recomendamos que os autores leiam nossa Política de Ética e o Guia de Uso de Ferramentas e Recursos de Inteligência Artificial na Comunicação de Pesquisas na Rede SciELO.
Observação: Para proteger os direitos dos autores e a confidencialidade da pesquisa, este periódico atualmente não permite o uso de IA generativa ou tecnologias assistidas por IA, como ChatGPT ou serviços semelhantes, por revisores ou editores durante o processo de revisão por pares e avaliação do manuscrito. Estamos avaliando ativamente ferramentas de IA compatíveis e podemos revisar estas normas no futuro.
QUESTÕES DE SEXO E GÊNERO
O corpo editorial da ABC Cardiol, além dos autores que publicam na revista, são orientados a sempre observar as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER). As diretrizes SAGER compreendem um conjunto de diretrizes que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados. Além disso, a ABC Cardiol observa a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.
PRINCÍPIOS DEIA
A ABC Cardiol tem assumido o compromisso ético de promover a adoção dos princípios DEIA em todo seu fluxo editorial, com o intuito de promover a diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade na pesquisa e na publicação científica, e de garantir a maior pluralidade possível dentro do comitê editorial e na revisão por pares.
Com o intuito de promover a diversidade, autores estão sendo estimulados a realizar a autodeclaração de gênero, raça/cor e origem no momento da submissão dos artigos, de modo que seja possível adotar ações que promovam a inclusão de populações específicas que não estejam sendo devidamente representadas.
No âmbito da preparação dos manuscritos, o periódico recomenda a aplicação das diretrizes SAGER a todas as pesquisas com humanos, animais ou qualquer material originário de humanos e animais.
Princípios gerais
- Os autores devem usar os termos sexo e gênero cuidadosamente para evitar confusão entre eles.
- Quando os sujeitos da pesquisa compreenderem organismos capazes de diferenciação por sexo, a pesquisa deve ser desenhada e conduzida de modo que possa revelar diferenças relacionadas ao sexo nos resultados, mesmo se elas não eram inicialmente esperadas.
- Quando os sujeitos também puderem ser diferenciados por gênero (conformado por circunstâncias sociais e culturais), a pesquisa deve ser conduzida similarmente nesse nível de distinção adicional.
Recomendações por seção do artigo
Título e resumo
Se apenas um sexo estiver incluído no estudo, ou se os resultados do estudo forem aplicáveis a apenas um sexo ou gênero, o título e o resumos deverão especificar o sexo dos animais ou de quaisquer células, tecidos e outros materiais derivados destes, e o sexo e gênero dos participantes humanos.
Introdução
Os autores devem relatar, quando relevante, se diferenças de sexo e/ou gênero podem ser esperadas.
Métodos
Os autores devem relatar como o sexo e o gênero foram levados em consideração no desenho do estudo, se eles asseguraram uma representação adequada de indivíduos dos sexos masculino e feminino, e justificar as razões para qualquer exclusão de indivíduos do sexo masculino ou feminino.
Resultados
Quando apropriado, os dados devem ser rotineiramente apresentados desagregados por sexo e gênero. As análises de sexo e gênero devem ser relatadas individualmente do desfecho positivo ou negativo. Nos ensaios clínicos, os dados sobre as desistências e os abandonos devem também ser reportados desagregados por sexo.
Discussão
As implicações potenciais do sexo e do gênero nos resultados e nas análises do estudo devem ser discutidas. Se uma análise de sexo e gênero não foi conduzida, a justificativa deve ser dada. Os autores devem discutir ainda as implicações da falta de tal análise na interpretação dos resultados.
Acesse o documento completo das diretrizes SAGER: https://doi.org/10.1186/s41073-016-0007-6. Versão português:
https://www.scielo.br/j/ress/a/qbkGJtSD7Cj4fzJSrVsg6Hf/?lang=pt
FERRAMENTAS DE ACESSIBILIDADE
O site da revista ABC Cardiol foi projetado com um compromisso firme com a acessibilidade, garantindo que todas as pessoas, independentemente de suas habilidades, possam acessar e aproveitar o conteúdo oferecido. Aqui estão algumas das principais ferramentas e recursos de acessibilidade disponíveis:
- Leitor de Tela Compatível: O site é totalmente com leitores de tela, facilitando a navegação para pessoas com deficiência visual.
- Contraste e Cores Ajustáveis: Para melhorar a legibilidade para pessoas com baixa visão ou deficiência de percepção de cores, o site oferece opções para ajustar o contraste e escolher esquemas de cores que melhor atendam às necessidades individuais.
- Texto Ampliado: Os usuários têm a opção de aumentar o tamanho do texto diretamente nas configurações do site, permitindo uma leitura mais confortável sem comprometer a formatação e a estrutura do conteúdo.
- Navegação por Teclado: O site permite navegação completa usando apenas o teclado, sem a necessidade de um mouse. Isso é particularmente útil para pessoas com mobilidade reduzida, garantindo que todos os recursos sejam acessíveis por atalhos de teclado.
- Layouts e Navegação Simples: O design do site segue princípios de simplicidade e clareza, com uma estrutura de navegação intuitiva e lógica. Isso ajuda a garantir que os usuários possam encontrar informações facilmente e se movimentar pelo site sem dificuldade.
Essas ferramentas e recursos refletem o compromisso da revista ABC Cardiol com a inclusão e acessibilidade digital, proporcionando uma experiência de usuário enriquecedora para todos.
COMITÊ DE ÉTICA
Pesquisas envolvendo humanos e animais devem ser aprovados por um comitê de ética apropriado. Para a publicação, o autor deverá anexar a aprovação de Comitê de Ética em Pesquisa. A instituição, o número e a data de aprovação serão informados ao final do artigo.
DIREITOS AUTORAIS
Autores de artigos publicados pela ABC Cardiol mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution – CC BY 4.0.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores, tendo o periódico o direito de primeira publicação e de exibir, armazenar, copiar e reutilizar o conteúdo.
PROPRIEDADE INTELECTUAL E TERMOS DE USO
Todo o conteúdo da revista e os artigos publicados pela revista ABC Cardiol estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution – CC BY 4.0.
Autores de artigos publicados pelo periódico mantém os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution – CC BY 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.
A ABC Cardiol encoraja os Autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.
PATROCINADORES E AGÊNCIAS DE FOMENTO
CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico