Notícias
X Prêmio ABC de Publicação Científica
Prêmio ABC de Publicação Científica chega à sua décima edição
Durante jantar no Hotel Intercontinental foram entregues os prêmios aos cinco autores dos trabalhos escolhidos pela Comissão Julgadora
Os artigos que tiveram por autores principais Marcilia S. Grassi, Rafaela de Fátima Ferreira Baptista, José Carlos Nicolau, Paula Azevedo Aranha Crispim e Marcelo Mendonça Mota foram escolhidos como os melhores trabalhos originais dentre todos aqueles publicados pelos Arquivos Brasileiros de Cardiologia durante o ano de 2014.
A escolha considerou a relevância e a originalidade dos trabalhos, a clareza e a pertinência dos objetivos, o delineamento de pesquisa, a descrição dos métodos, da população e do tamanho da amostra e a importância para o avanço do conhecimento, entre outros parâmetros. A entrega dos troféus e dos cheques ocorreu durante jantar oferecido pela SBC aos premiados, na noite de 6 de fevereiro, nos salões do Intercontinental, em São Paulo.
A solenidade foi presidida por uma mesa integrada pelo presidente da SBC, Angelo de Paola; pelo vice-presidente, Sergio Tavares Montenegro; pelo diretor de Comunicação, Mauricio Batista Nunes; e pelo editor-chefe dos Arquivos, Luiz Felipe P. Moreira.
Falaram o coordenador de “Inserção do Jovem Cardiologista”, Luiz Cláudio Correa, o editor-chefe dos Arquivos e o presidente da SBC. Os oradores ressaltaram a importância da publicação, maior e mais antigo periódico de Cardiologia da América Latina, além de ser o único na área com indexação no sistema Pubmed/Medline e Pubmed Central, bem como o objetivo do Prêmio, que visa incentivar a pesquisa cardiovascular no Brasil, estimulando a publicação de artigos originais de alta qualidade.
Os artigos premiados
Os trabalhos premiados, sem ordem de precedência, são “Cardiopatias Congênitas como um Sinal de Alerta para o Diagnóstico da Deleção do 22q11.2”, de Marcília S. Grassi e colaboradores, realizado no Instituto da Criança, Incor e Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP; e “Estresse Isolado ou Associado ao Etanol Libera Prostanoides em Aorta de Ratos Via α2-Adrenoceptores”, de Rafaela de Fátima Ferreira Baptista e coautores, feito na Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Medicina de Marília e Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP.
Foram também premiados os artigos “Pacientes Diabéticos com Síndromes Coronarianas Agudas Têm um Limiar Maior para a Dor Isquêmica?”, de José Carlos Nicolau e colaboradores, realizado pelo Instituto do Coração e pela Harvard Medical School; “Fatores de Risco Associados aos Níveis Pressóricos Elevados em Crianças de Dois a Cinco Anos”, trabalho feito na Universidade de Goiás e assinado por Paula Azevedo Aranha Crispim e colaboradores; e “Exercício Resistido Restaura a Função Endotelial e Reduz a Pressão Arterial de Ratos Diabéticos Tipo 1”, de Marcelo Mendonça Mota e colaboradores, pesquisa essa realizada na Universidade Federal de Sergipe.
Foram também premiados o autor do manuscrito mais citado em 2012/2013 e o revisor mais atuante. O artigo mais citado foi “Distribuição por Gênero de Ácido Úrico Sérico e Fatores de Risco Cardiovascular: Estudo Populacional”, de Sérgio Lamedo Rodrigues e coautores, da Universidade Federal do Espírito Santo e da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Vitória; e a revisora mais atuante foi Gláucia Maria Moraes de Oliveira.
Fonte: Assessoria de Imprensa da SBC
CONHEÇA OS PREMIADOS
Cardiopatias Congênitas como um Sinal de Alerta para o Diagnóstico da Deleção do 22q11.2
Estresse Isolado ou Associado ao Etanol Libera Prostanoides em Aorta de Ratos via α2-Adrenoceptores
Pacientes Diabéticos com Síndromes Coronárias Agudas têm um Limiar Maior para a Dor Isquêmica?
Fatores de Risco Associados aos Níveis Pressóricos Elevados em Crianças de Dois a Cinco Anos
Distribuição por Gênero de Ácido Úrico Sérico e Fatores de Risco Cardiovascular: Estudo Populacional
FOTOS DO EVENTO
REALIZAÇÃO