Arq. Bras. Cardiol. 2022; 119(3): 400-401

A Carga Aterosclerótica é o Caminho para Eventos Cardiovasculares

Tannas Jatene ORCID logo , Jordana Pires Mendonça, Vinicius Daher Vaz ORCID logo , Fabrício Ribeiro Las Casas, Rogério Lobo de Andrade Las Casas

DOI: 10.36660/abc.20220554

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "O Valor Preditivo do Escore CHA2DS2-VASc no Escore Syntax Residual em Pacientes com Infarto do Miocárdio com Supradesnivelamento do Segmento ST".

A doença cardiovascular aterosclerótica ainda é uma das principais causas de morbidade e mortalidade em todo o mundo e seus fatores de risco já foram identificados. Dislipidemia, hipertensão arterial, tabagismo, diabetes e adiposidade estão frequentemente presentes, principalmente em associação, em pacientes com doença arterial coronariana (DAC). , Identificar pacientes com risco de desenvolver DAC e apresentar síndromes coronarianas agudas é de grande valia, e muitos escores foram criados com esse objetivo, como o escore de risco de Framingham, o escore ASSIGN e o escore de risco QRISKR2.

O escore CHA2DS2VASc, que compreende insuficiência cardíaca congestiva (C), hipertensão (H), idade 75 (A2), diabetes (D), acidente vascular cerebral ou ataque isquêmico transitório (S2), doença vascular (V), idade 65-74 anos (A) e sexo masculino (Sc), foi originalmente desenvolvido para prever o risco de acidente vascular cerebral em pacientes com fibrilação atrial. Recentemente, o escore CHA2DS2VASc também foi associado a eventos adversos maiores em pacientes com infarto do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST (IAMCSST), síndromes coronárias agudas sem supradesnivelamento do segmento ST , e em pacientes com doença isquêmica crônica estável. Além disso, Tasolar et al., e Chua et al., demonstraram sua associação com a gravidade da doença arterial coronariana.

[…]

A Carga Aterosclerótica é o Caminho para Eventos Cardiovasculares

Comentários

Pular para o conteúdo