Arq. Bras. Cardiol. 2025; 122(9): e20250530
A Importância da Identificação dos Fenótipos na Hipertensão Arterial
Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Identificação de Fenótipos de Hipertensão entre os Sexos: Um Estudo de Vida Real com 7.852 Pacientes em Tratamento".
A avaliação dos níveis pressóricos envolve a compreensão da relação da pressão arterial (PA) com a saúde de forma global, e isto implica a correta medição, seguindo os critérios preconizados nas diretrizes, para encontrar o verdadeiro significado da medida no consultório e fora dele. Dentro deste espectro hipertensivo, com as medidas em momentos variáveis, conseguimos definir diversos fenótipos hipertensivos e a sua importância no risco cardiovascular. Estes conhecimentos foram se acumulando ao longo do tempo, e lapidados cada vez mais com a evolução do conhecimento médico e tecnológico.
A primeira medida experimental da PA foi feita no ano de 1711 por Stephen Halles utilizando uma cânula na artéria crural de um cavalo e conectando-a a um tubo de vidro que elevou o sangue a dois metros e meio acima da altura do animal. Entretanto, a hipertensão arterial (HA) só foi clinicamente valorizada em 1896 com a invenção do primeiro esfigmomanômetro de coluna de mercúrio pelo italiano Scipione Riva-Rocci, utilizando um manguito de 4,4 cm de largura.
[…]
Palavras-chave: Fenótipo; Hipertensão; Pressão Arterial
18