Arq. Bras. Cardiol. 2023; 120(10): e20230708
A “Maioridade” do Escore de Cálcio Coronário?
Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Determinação da Idade Vascular em Homens Através do Escore de Cálcio Coronariano e seu Impacto na Reestratificação do Risco Cardiovascular".
O uso do escore de cálcio arterial coronariano (CAC) para orientar a prevenção primária da aterosclerose e suas manifestações tem crescido em popularidade nos últimos anos. Suas vantagens sobre o paradigma atual de calculadoras baseadas em fatores de risco incluem melhor discriminação e maior poder preditivo, com a promessa de melhores decisões de tratamento e implementação oportuna de medidas preventivas personalizadas.–
Os resultados da CAC são geralmente expressos em valor absoluto e em percentil entre indivíduos da mesma idade e sexo. É importante ressaltar que transmitir essas informações aos pacientes parece melhorar sua adesão às modificações no estilo de vida e à terapia farmacológica. Uma das formas desenvolvidas para fazer os pacientes compreenderem seu risco é o conceito de idade vascular. Muito simplesmente, a idade vascular de um indivíduo avaliada pelo escore CAC é a idade média em que pessoas do mesmo sexo apresentam grau semelhante de calcificação coronariana. Portanto, se a idade vascular de uma pessoa for superior à idade cronológica, isso indica um risco maior de eventos cardiovasculares do que se poderia supor. Por exemplo, uma mulher fumadora de 50 anos com uma idade vascular de 70 anos pode perceber que precisa tomar medidas preventivas para reduzir o seu risco. Por outro lado, quando a idade vascular é inferior à idade cronológica, sugere um risco menor em comparação com a sua faixa etária. Embora a idade vascular forneça uma forma clara e identificável de comunicar o risco cardiovascular aos pacientes, deve notar-se que pode transmitir a falsa noção que a aterosclerose faz parte do processo natural de envelhecimento. Não faz. No entanto, apesar desta imprecisão, a sua utilidade clínica permanece.
[…]
Palavras-chave: Aterosclerose; Cálcio; Fatores Etários
477

