Arq. Bras. Cardiol. 2018; 111(6): 782

A Natureza do Remodelamento Cardíaco Induzido por Exercício Físico: Mais Evidências em Direção à Adaptação Normal do Coração

Lucas Helal, Anderson Donelli da Silveira

DOI: 10.5935/abc.20180238

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Comparação de Parâmetros Cardíacos e Vasculares em Powerlifters e Corredores de Longa Distância: Um Estudo Transversal Comparativo".

O remodelamento cardíaco devido à sobrecarga pelo treinamento físico (o assim chamado “coração do atleta”) tem sido amplamente investigado desde os anos 70 pela comunidade acadêmica e é tema de pesquisa até os dias de hoje. Diferenciar as respostas adaptativas normais (“benignas”) das anormais continua sendo um desafio. Aqui abordamos algumas questões importantes relacionadas à discussão sobre remodelamento cardíaco induzido por exercício, recentemente revisitada por Vidaletti-Silva et al. nesta edição.

Em termos de adaptações morfológicas, a hipertrofia atrial e ventricular esquerda chama a atenção devido à sua possível associação com o aparecimento de taquiarritmias supraventriculares e também de arritmias ventriculares, que podem resultar em eventos indesejáveis.

[…]

A Natureza do Remodelamento Cardíaco Induzido por Exercício Físico: Mais Evidências em Direção à Adaptação Normal do Coração

Comentários

Pular para o conteúdo