Arq. Bras. Cardiol. 2020; 115(2): 217-218

A Síndrome de Takotsubo Existe como uma Doença Específica?

Bruno Caramelli ORCID logo

DOI: 10.36660/abc.20200470

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Registro Multicêntrico de Takotsubo (REMUTA) – Aspectos Clínicos, Desfechos Intra-Hospitalares e Mortalidade a Longo Prazo".

O nome “síndrome” combina duas raízes gregas para descrever uma condição que reúne um grupo de sinais e sintomas que existem juntos nos pacientes. Parece que Avicenna o utilizou pela primeira vez em sua publicação de 1025, “ The Canon of Medicine ”. Em genética, o uso da palavra “síndrome” geralmente pressupõe que a causa subjacente da doença seja conhecida. Por outro lado, em medicina, a síndrome refere-se a condições de causa conhecida e desconhecida.

Historicamente, os sinais e sintomas associados considerados de correlação improvável acabaram sendo conhecidos por terem uma causa subjacente responsável por todos eles. Mesmo depois que a causa é revelada, a palavra original permanece, às vezes com o nome do primeiro descritor, e essa é provavelmente a razão da existência hoje em dia de síndromes com causas identificadas e não identificadas.

[…]

A Síndrome de Takotsubo Existe como uma Doença Específica?

Comentários

Pular para o conteúdo