Arq. Bras. Cardiol. 2025; 122(2): e20250057
Ablação de Curta Duração de Alta Potência ou Ablação de Campo Pulsado: Qual é a Melhor Escolha para Ablação da Fibrilação Atrial?
Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Ablação de Fibrilação Atrial: Eletroporação versus Ablação por Radiofrequência de Alta Potência e Curta Duração".
Conclusão
Ambos os métodos destacam os avanços nas técnicas de ablação de FA, com foco na melhoria da eficiência e segurança do procedimento. A metanálise HPSD demonstra que a ablação por radiofrequência de alta potência e curta duração reduz a recorrência de FA e os tempos de procedimento, ao mesmo tempo em que minimiza complicações como lesão esofágica. Por outro lado, a metanálise PFA mostra que a PFA oferece tempos de procedimento mais curtos em comparação à ablação térmica tradicional, sem diferença significativa em complicações ou recorrência de FA. Finalmente, uma questão altamente relevante que não foi adequadamente considerada nesses estudos é a extensão da denervação vagal resultante dessas técnicas. Está bem estabelecido que um maior grau de denervação vagal, incluindo a potencial incorporação de cardioneuroablação, está fortemente associado a uma redução significativa nas taxas de recorrência a longo prazo.
[…]
162