Arq. Bras. Cardiol. 2023; 120(8): e20230612
Ácidos Graxos Saturados e Implicações em Doenças Cardiovasculares
Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Ácido Esteárico (mas não o Ácido Palmítico) está Associado a Biomarcadores Inflamatórios e de Disfunção Endotelial em Indivíduos em Risco Cardiovascular".
As doenças cardiovasculares (DCV) são a principal causa de mortalidade, sendo responsáveis por 17,9 milhões de mortes em 2019, 32% de todas as mortes globais. É importante detectar precocemente a DCV para iniciar o tratamento. Para isso, existem vários fatores de risco padrão na predição de DCV, mas o interesse em encontrar biomarcadores mais sensíveis e precisos é intenso. Gonçalinho et al. propõem que o uso de biomarcadores de inflamação e disfunção endotelial pode refletir DCV e predizer pior prognóstico, independentemente dos fatores de risco tradicionais. A maioria das DCV pode ser prevenida abordando fatores de risco comportamentais, como dieta. A ingestão de gordura na dieta é um dos principais fatores de risco modificáveis implicados na causa da DCV. Gonçalinho et al. mostraram que o ácido esteárico (AE) está associado a biomarcadores inflamatórios e disfunção endotelial em indivíduos com risco cardiovascular.
Para estudar a associação dos ácidos graxos (AG) com fatores de risco cardiovascular, Gonçalinho et al. usaram AG de fosfolipídios de membrana de glóbulos vermelhos (GV) como um biomarcador do status de AG. Esta análise tem sido utilizada, uma vez que estes AGs podem ser incorporados a partir das lipoproteínas séricas. Além disso, oferece uma vantagem sobre a análise no plasma, porque os GV duram em média 120 dias, em comparação com 3 semanas para os lípidos plasmáticos, refletindo uma melhor ingestão de AG na dieta a longo prazo. Porém, é importante destacar que o custo de preparação de hemácias supera o método plasmático e que existem diferentes estratégias analíticas., Portanto, para que o AG dos fosfolipídios da membrana das hemácias se torne um biomarcador do estado nutricional do AG dietético, na prática clínica, continua sendo necessário uma investigação sobre custo-efetividade e padronização de métodos.
[…]
Palavras-chave: Ácido Palmítico; Ácidos Esteáricos; Ácidos Graxos; Fatores de Risco Cardiovascular; Lipoproteínas
444