Arq. Bras. Cardiol. 2025; 122(6): e20250337

Adesão e Desempenho na Reabilitação Cardíaca: O Papel da Inovação Tecnológica

Sevda Ece Kizilkilic ORCID logo , Juliana Goulart Prata Oliveira Milani, Gerson Cipriano Jr. ORCID logo , Paul Dendale, Mauricio Milani ORCID logo

DOI: 10.36660/abc.20250337

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Impacto da Reabilitação Cardíaca Baseada em Tecnologia na Capacidade de Exercício e na Adesão de Pacientes com Doença Arterial Coronariana: Uma Análise com Suporte de Inteligência Artificial".

A reabilitação cardíaca (RC) desempenha um papel central na prevenção secundária da doença arterial coronariana (DAC) e é classificada como uma recomendação Classe IA nas diretrizes clínicas. No entanto, apesar de seus benefícios comprovados, as taxas de participação permanecem desanimadoramente baixas. Diante disso, a telerreabilitação (TR) tem ganhado atenção como uma alternativa prática, oferecendo melhorias clínicas semelhantes às dos programas tradicionais baseados em centros especializados.

Paralelamente, a integração da inteligência artificial (IA) tem despertado crescente interesse na área da saúde devido ao seu potencial em diferentes contextos clínicos. Entre as diversas aplicações da IA, o processamento de linguagem natural (PLN) está sendo cada vez mais utilizado em diversas áreas médicas. No entanto, sua aplicação no contexto da CR para interpretar as experiências subjetivas dos pacientes ainda é limitada.

[…]

Adesão e Desempenho na Reabilitação Cardíaca: O Papel da Inovação Tecnológica

Comentários

Pular para o conteúdo