Arq. Bras. Cardiol. 2021; 116(6): 1079

Ainda Procurando Entender o Papel do Ácido Úrico em Doenças Cardiovasculares

Gilson Soares Feitosa ORCID logo

DOI: 10.36660/abc.20210390

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Associação entre Ácido Úrico Sérico e Pré-Hipertensão e Hipertensão entre Adultos Chineses".

Neste número dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia, Zhu et al. relatam, em estudo transversal, em uma população do norte da China, uma associação entre o nível sérico de ácido úrico e a presença de pré-hipertensão e hipertensão arterial, trazendo à tona, mais uma vez, um possível papel a ser melhor conhecido do ácido úrico na determinação de doenças cardiovasculares. No caso do presente estudo, chama a atenção que essa associação foi vista mesmo que com taxas bem reduzidas para os padrões de valores normais reconhecidos no Ocidente, que são ≥7,0mg/dL (para homens) e ≥6,3mg/dL (para mulheres), enquanto os valores de referência como taxas elevadas no presente estudo foram de ≥4,75mg/dL (para homens) e ≥4,04mg/dL (para mulheres).

No Rio de Janeiro, em trabalhadores de ambos os sexos e com faixa etária predominante entre 50 e 59 anos, da Companhia de Geração e Distribuição de Energia no Rio de Janeiro, a taxa média observada de ácido úrico foi de 4,7 ± 1,3mg/dL.

[…]

Ainda Procurando Entender o Papel do Ácido Úrico em Doenças Cardiovasculares

Comentários

Pular para o conteúdo