Arq. Bras. Cardiol. 2025; 122(7): e20250516

Alcançando as Metas de Colesterol LDL: A Ciência da Implementação Poderá nos Salvar?

Fernando Yue Cesena ORCID logo

DOI: 10.36660/abc.20250516

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Estimativa de Brasileiros em Prevenção Secundária de Eventos Cardiovasculares que Não Atingem a Meta de LDL Colesterol com Tratamento Hipolipemiante".

A doença cardiovascular aterosclerótica (DCVA) é a principal causa de morte em todo o mundo,, e indivíduos que já sofreram um evento de DCVA são os que têm maior risco de um novo evento. Alcançar níveis baixos de colesterol LDL (LDL-c) é uma estratégia comprovada e segura para prevenir eventos subsequentes. As diretrizes atuais recomendam níveis de LDL-c abaixo de 50 mg/dL ou 55 mg/dL na prevenção secundária., Os tratamentos disponíveis, incluindo estatinas, ezetimiba, agentes anti-PCSK9 e ácido bempedoico, são suficientes para que a maioria dos pacientes atinja as metas de LDL-c. No entanto, o fracasso generalizado em atingir essas metas tem sido amplamente relatado em todo o mundo.

Esta edição dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia apresenta um estudo que investigou as práticas de prescrição de 29 cardiologistas brasileiros para o manejo do LDL-c em prevenção secundária, estimando o número de pacientes potencialmente elegíveis para terapias além de estatinas e ezetimiba. Médicos que trabalham no Sistema Único de Saúde (SUS) ou Sistema de Saúde Suplementar (SSS) responderam a um questionário sobre suas práticas clínicas. Os autores estimaram que, entre os pacientes cujos cardiologistas visavam metas de LDL-c (92% do total), 79% no SUS e 86% no SSS atingiriam os níveis desejados de LDL-c usando apenas estatinas e ezetimiba. Ao estimar o número total de indivíduos em prevenção secundária no Brasil em 2024, os autores concluíram que mais de um milhão de indivíduos no SUS e ~150.000 no SSS seriam candidatos potenciais à terapia hipolipemiante além de estatinas e ezetimiba. Esses resultados fornecem suporte convincente para melhorar o acesso a medicamentos modernos para redução de lipídios, como agentes anti-PCSK9.

[…]

Alcançando as Metas de Colesterol LDL: A Ciência da Implementação Poderá nos Salvar?

Comentários

Pular para o conteúdo