Arq. Bras. Cardiol. 2025; 122(7): e20250314

Aplicando o EASIX na Osteoartrite. O Elo Entre Inflamação e Risco Cardiovascular

Marcio Roberto Moraes de Carvalho ORCID logo

DOI: 10.36660/abc.20250314

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Associação da Ativação Endotelial e do Índice de Estresse com Risco de Doença Cardiovascular e Mortalidade por Todas as Causas em Pacientes com Osteoartrite".

A osteoartrite (OA), há muito considerada uma doença articular de desgaste mecânico, está sendo cada vez mais reinterpretada à luz das evidências que a identificam como uma doença inflamatória crônica de baixo grau. Essa mudança é mais do que semântica; ela remodela fundamentalmente a forma como avaliamos os riscos sistêmicos enfrentados por esses pacientes, particularmente o risco cardiovascular (RCV). Dado o crescente reconhecimento da disfunção endotelial como uma manifestação-chave do processo inflamatório envolvido no desenvolvimento de eventos vasculares, a busca por ferramentas capazes de detectar indicadores desses mecanismos subjacentes é de fundamental importância.

Nesta edição, apresentamos uma nova aplicação do Índice de Ativação e Estresse Endotelial (EASIX) para prever o RCV em pacientes com OA. Originalmente desenvolvido para condições hematológicas, particularmente a doença do enxerto contra o hospedeiro (DECH), o EASIX integra três marcadores amplamente disponíveis – LDH, creatinina sérica e contagem de plaquetas – em um único índice que reflete o estresse endotelial.,

[…]

Aplicando o EASIX na Osteoartrite. O Elo Entre Inflamação e Risco Cardiovascular

Comentários

Pular para o conteúdo