Arq. Bras. Cardiol. 2023; 120(6): e20230341
Arcabouços para Uso em Bioengenharia de Vasos Sanguíneos: Quais as Perspectivas?
Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Scaffolds Vasculares Descelularizados Provenientes de Vasos Sanguíneos de Placenta Bovina".
As doenças cardiovasculares constituem atualmente as principais causas de morbimortalidade no Brasil e no mundo., Seu tratamento é multimodal e tem como um dos alvos o combate à progressão do seu principal substrato fisiopatológico, a aterosclerose. As mudanças de estilo de vida, prescrição e uso de antiagregantes plaquetários, anticoagulantes e hipolipemiantes, tratamento de comorbidades como hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus até revascularizações lato sensu de órgãos-alvo são importantes no controle de sua evolução clínica.
Entretanto, muitos pacientes ainda apresentam evolução desfavorável da aterosclerose apenas com manejo clínico e se tornam candidatos a procedimentos de revascularização. Dessa forma, é imprescindível a disponibilidade de substitutos vasculares para uso como enxertos, os quais podem ser autólogos ou sintéticos (artificiais). Por sua vez, técnicas endovasculares com o uso de stents podem ser utilizadas no tratamento de estenoses ou oclusões, de acordo com indicações clínicas específicas.
[…]
352