Arq. Bras. Cardiol. 2023; 120(1): e20220877
Arterite de Takayasu: A Idade é um Fator Diferencial no Diagnóstico, Acompanhamento e Tratamento da Doença?
Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Particularidades dos Pacientes com Arterite de Takayasu em Idade Mais Avançada: Estudo Coorte, Retrospectivo e Transversal".
A arterite de Takayasu (TAK) é uma vasculite inflamatória de grandes vasos, que afeta principalmente a aorta, seus principais ramos divisionais e as artérias pulmonares, e classicamente ocorre em mulheres de 20 a 40 anos. – A TAK frequentemente se apresenta com sintomas inespecíficos como febre, fadiga, dor abdominal e perda de peso. ,
A TAK é uma condição com a qual é difícil lidar. A identificação precoce desta doença é difícil e requer suspeita clínica e vigilância. Métodos radiológicos podem identificar vasos doentes, mas falham em distinguir entre lesões ativas e crônicas. A vasculite sistêmica pode levar a cicatrizes irreversíveis nos órgãos afetados, que podem ser causadas pela atividade da doença e/ou abordagens terapêuticas como corticosteroides e outros imunossupressores. Os glicocorticoides continuam sendo os mais eficazes e servem como tratamento de primeira linha fundamental.
[…]
Palavras-chave: Arterite de Takayasu; Diagnóstico; Glucocorticoides
776