Arq. Bras. Cardiol. 2025; 122(1): e20240827

Aspectos Atuais da Fibrilação Atrial no Estudo ELSA-Brasil

Victor Sarli Issa, Alfredo José Mansur ORCID logo

DOI: 10.36660/abc.20240827

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Características Associadas à Fibrilação Atrial Prevalente e Perfil de Risco para Fibrilação Atrial Incidente em uma População Idosa do ELSA-Brasil".

A fibrilação atrial é uma condição clínica associada a manifestações clínicas relevantes, pior prognóstico e aumento de gastos com saúde. A fibrilação atrial não parece ser uma doença homogênea, mas apresenta uma variabilidade significativa em termos de epidemiologia, apresentação clínica, fatores de risco, avaliação do tratamento e prognóstico. Portanto, estudar variações regionais, sociais e étnicas e de alta relevância.

Estima-se que mais de 33 milhões de pessoas em todo o mundo sejam afetadas pela fibrilação atrial e se espera que a prevalência aumente, já que a população de indivíduos com 65 anos ou mais quase dobrará de 12% em 2010 para uma estimativa de 22% em 2040. Isso provavelmente trará um ônus adicional para as doenças cardiovasculares e para a fibrilação atrial., Nesse sentido, os dados disponíveis sugerem que a ocorrência da fibrilação atrial no Brasil é pelo menos equivalente à observada em outros países.

[…]

Aspectos Atuais da Fibrilação Atrial no Estudo ELSA-Brasil

Comentários

Pular para o conteúdo