Arq. Bras. Cardiol. 2019; 112(6): 782-783

Atividade Física e Alimentação Saudável nas Escolas Públicas do Brasil: Estratégia para Prevenção de Fatores de Risco na Fase Adulta

Maria Cristina de Oliveira Izar ORCID logo , Francisco Antonio Helfenstein Fonseca ORCID logo

DOI: 10.5935/abc.20190099

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Programa do Ginásio Experimental Olímpico e sua Associação com a Prevalência de Fatores de Risco Cardiovascular em Adolescentes: Estudo Transversal".

As doenças cardiovasculares (DCVs) continuam sendo a principal causa de morte em todo o mundo. No entanto, 80% das doenças cardíacas prematuras, acidente vascular cerebral e diabetes poderiam ser prevenidas. A doença cardiovascular aterosclerótica (DCVA) pode ter início na juventude, e exacerbada pela exposição a fatores associados a um risco cardiovascular aumentado. Existem intervenções para prevenir o início dos fatores de risco (prevenção primordial), para identificar e tratar fatores de risco na infância e adolescência (prevenção primária), e para a abordagem do risco de outros eventos em indivíduos já com DCVA ou outras DCVs (prevenção secundária) em idade jovem. A adolescência representa a melhor oportunidade de se avaliar os fatores de risco para DCV e para se intervir visando prevenir seu desenvolvimento.

O artigo de Scherr et al., enfatiza a importância de um programa escolar que inclui a prática de atividade física (AF) e a adoção de hábitos alimentares saudáveis na adolescência para a prevenção de fatores de risco cardiovasculares.

[…]

Atividade Física e Alimentação Saudável nas Escolas Públicas do Brasil: Estratégia para Prevenção de Fatores de Risco na Fase Adulta

Comentários

Pular para o conteúdo