Arq. Bras. Cardiol. 2022; 118(6): 1116-1117
Avaliação de Várias Vias Fisiopatológicas no Prognóstico da Insuficiência Cardíaca com Fração de Ejeção Reduzida: Vendo Além do Coração
Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Escore Albumina-Bilirrubina para Predizer Desfechos em Pacientes com Cardiomiopatia Dilatada Idiopática".
O manuscrito “Escore albumina-bilirrubina para predizer desfechos em pacientes com cardiomiopatia dilatada idiopática” fornece uma maneira importante de avaliar o prognóstico de pacientes com cardiomiopatia dilatada (CMD), demonstrando uma maior taxa de eventos clínicos adversos maiores (ECAMs) em pacientes com pontuação mais alta. Além disso, esse escore funciona como um preditor independente de mortalidade em longo prazo.
A Insuficiência Cardíaca com Fração de Ejeção Reduzida (ICFEr), muitas vezes caracterizada como CMD, tem seus aspectos fisiopatológicos intimamente relacionados à sua terapêutica e prognóstico. O estudo da fisiopatologia da ICFEr baseia-se nas alterações hemodinâmicas cardiovasculares e a intensa ativação neuro-humoral (principalmente do sistema nervoso autônomo, sistema renina-angiotensina-aldosterona e sistema peptídeos natriuréticos). Esses aspectos fisiopatológicos são amplamente utilizados na terapia e avaliação prognóstica de pacientes com ICFEr.
[…]
Palavras-chave: Biomarcadores; Insuficiência Cardíaca; Prognóstico
410