Arq. Bras. Cardiol. 2022; 119(4): 551-552

Biomarcadores Endoteliais e Medicina Translacional: Ainda um Desafio

Renato Jorge Alves ORCID logo

DOI: 10.36660/abc.20220533

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "O Nível de Endocan Sérico pode ser Usado como Biomarcador para Prever Aterosclerose Subclínica em Pacientes Pré-Diabéticos?".

O artigo “O Nível de Endocan Sérico pode ser Usado como Biomarcador para Prever Aterosclerose Subclínica em Pacientes Pré-Diabéticos?” abordou um tema da maior relevância e originalidade, a investigação diagnóstica da aterosclerose subclínica em pacientes pré-diabéticos. Portanto, o estudo avaliou a concentração de endocan da molécula 1 específica da célula endotelial (ESM-1) em pacientes pré-diabéticos para verificar o papel dos níveis séricos de endocan na detecção de aterosclerose subclínica, auxiliado pela medição da camada espessura da íntima média carotidea (EIMC).

Devido à epidemia global de obesidade, há um número crescente de pacientes diagnosticados com diabetes tipo 2. Entretanto, antecedendo essa morbidade, está oculto um contingente ainda maior de indivíduos, aqueles em fase pré-diabética ou de resistência à insulina.

[…]

Biomarcadores Endoteliais e Medicina Translacional: Ainda um Desafio

Comentários

Pular para o conteúdo