Arq. Bras. Cardiol. 2023; 120(2): e20230033

Boas Práticas em Cardiologia – Uma Lição a Partir dos Indicadores de Desempenho

Otávio Azevedo Bertoletti ORCID logo

DOI: 10.36660/abc.20230033

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Estatísticas Cardiovasculares do Programa Boas Práticas em Cardiologia – Dados de um Hospital Público Terciário Brasileiro".

A Organização Mundial da Saúde considera qualidade na assistência como “… o grau em que serviços de saúde para indivíduos e populações aumenta a probabilidade de desfechos de saúde desejados e que sejam consistentes com o conhecimento profissional baseado em evidências.” Além disso, considera serviços de saúde de qualidade aqueles que são efetivos, eficientes, seguros, equitativos e centrados nas pessoas.

Visando o aumento da qualidade no cuidado cardiovascular em hospitais públicos brasileiros surge o Programa Boas Práticas em Cardiologia (BPC), iniciativa da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) em parceria com o Ministério da Saúde do Brasil e apoio da American Heart Association (AHA) e o Hospital HCor, através da adaptação do programa da AHA intitulado Get With The Guidelines® (GWTG)., O programa brasileiro é centrado nas doenças cardíacas de mais elevado custo, como a síndrome coronariana aguda (SCA), fibrilação atrial e insuficiência cardíaca (IC). Ele busca reduzir a mortalidade hospitalar, melhorar os processos hospitalares, – com foco na segurança e qualidade assistencial ao paciente cardiológico – e também reconhecer como centros de excelência em cardiologia os hospitais que atinjam as metas propostas. A métrica de avaliação deste programa baseia-se em identificar a taxa de adesão dos profissionais de saúde às recomendações das diretrizes da SBC e da AHA no tratamento destas três doenças cardíacas. Além disso, analisar o efeito sobre os desfechos tempo de internação, mortalidade por doença cardíaca, mortalidade por todas as causas, reinternação, qualidade de vida e percepção de saúde dos pacientes antes e após a implementação do programa.

[…]

Boas Práticas em Cardiologia – Uma Lição a Partir dos Indicadores de Desempenho

Comentários

Pular para o conteúdo