Arq. Bras. Cardiol. 2020; 115(4): 628-629
Caminhada de Longa Duração pode Alterar Biomarcadores Cardíacos e Variáveis Ecocardiográficas Relacionadas à Função Diastólica?
Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Função Diastólica e Biomarcadores de Participantes de Caminhada de Longa Distância".
A caminhada é uma das atividades físicas mais praticadas em todo o mundo. Também está inserida em programas de exercício físico com a finalidade de melhorar parâmetros relacionados à saúde em diferentes populações., Dessa maneira, cada vez mais aumenta a procura por eventos amadores que envolvam caminhada, principalmente aqueles conectados à natureza e à cultura de uma determinada região. Um dos eventos amadores mais conhecidos no mundo que envolve caminhada é o “Caminho de Santiago de Compostela”. Além disso, aqui no Brasil possuímos a “Rota das Missões”, localizada no Sul do país. Os trajetos podem ter distâncias variadas, podendo chegar em torno de 40km de caminhada em um mesmo dia. Esses são dois exemplos de atividades que envolvem caminhada e agregam uma experiência cultural ao evento.
Além dos dois eventos citados, existem as caminhadas ecológicas de longa distância, onde os participantes experimentam um contato direto com a natureza, passando por diferentes características de terrenos em um mesmo dia e podendo chegar a uma distância total percorrida de até 250 km em 4 dias de evento. Sabemos que cada indivíduo responde de maneira diferente a determinado estímulo, no entanto, percorrer mais de 50 km por dia com aclives, declives e terrenos acidentados, pode ter um impacto fisiológico negativo para qualquer indivíduo que se submete a esse tipo de modalidade. Além do dano fisiológico, nos preocupamos também com o impacto sobre o sistema cardiovascular em relação ao volume e a intensidade desse tipo de modalidade.,
[…]
463