Arq. Bras. Cardiol. 2020; 114(3): 538-539
Circunferência da Cintura, uma Medida Simples para a Obesidade Infantil?
Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Os Percentis e Pontos de Corte da Circunferência Abdominal para Obesidade em uma Ampla Amostra de Estudantes de 6 a 10 Anos de Idade do Estado de São Paulo, Brasil".
A obesidade infantil continua aumentando em todas as regiões do mundo, sendo considerada um dos grandes desafios de saúde pública. A prevalência aumentou de menos de 1% em 1975 para 5,6% em meninas e 7,8% em meninos em 2016. No Brasil, os dados também são preocupantes, uma vez que no último levantamento oficial realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), constatou-se que entre 2008 e 2009, 51,4% dos meninos e 43,8% das meninas com idade entre 5 a 9 anos apresentavam sobrepeso ou obesidade.
Crianças e adolescentes com obesidade têm cinco vezes mais chances de serem obesos quando adultos. Além do mais, a obesidade na infância está associada com a elevação da pressão arterial, resistência à insulina, diabetes mellitus, dislipidemia e com o aumento da morbimortalidade cardiovascular na idade adulta. Por isso, é importante identificar o excesso de gordura corporal nesta população e criar estratégias para prevenir o desenvolvimento de doenças crônicas no futuro.
[…]
Palavras-chave: Adolescente; Criança; Fatores de Risco; Obesidade Infantil; Pesos e Medidas Corporais; Pressão Arterial; Sobrepeso
475