Arq. Bras. Cardiol. 2022; 118(6): 1124-1125
Classificação da NYHA e as Variáveis do Teste de Exercício Cardiopulmonar em Pacientes com Insuficiência Cardíaca
Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Baixa Concordância entre a Classificação da NYHA e as Variáveis do Teste de Exercício Cardiopulmonar em Pacientes com Insuficiência Cardíaca e Fração de Ejeção Reduzida".
A insuficiência cardíaca (IC) é considerada uma doença prevalente, limitando a sobrevida e constituindo uma das principais causas de hospitalização ou morte em vários países, incluindo o Brasil. Uma classificação clínica dos portadores de IC pode ser considerada importante, como referência inicial, por informar a condição funcional desses pacientes. Classicamente, são utilizadas a classificação subjetiva da New York Heart Association (NYHA) e a objetiva de Weber. A classificação funcional da NYHA e o consumo de oxigênio no pico do esforço foram determinantes na determinação da condição funcional em portadores da Doença de Chagas, porém, em outras patologias observa-se certos pacientes pouco sintomáticos e com alto risco de hospitalização ou de morte.
Nos portadores de IC considera-se, também, na avaliação da capacidade funcional e prognóstica o Teste de Caminhada de 6 minutos, considerado com valor preditivo de mortalidade em pacientes com IC classe funcional II e III (NYHA).
[…]
3.288