Arq. Bras. Cardiol. 2022; 119(1): 57-58

Combater o Sangramento – Um Apêndice de Cada Vez

Stefano Garzon ORCID logo , Willterson Carlos Bandeira

DOI: 10.36660/abc.20220351

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Oclusão do Apêndice Atrial Esquerdo com a Prótese Lambre: Experiência Multicêntrica Inicial no Brasil".

A fibrilação atrial (FA) é a arritmia cardíaca mais comum, afetando aproximadamente 80% da população com 80 anos ou mais. Aumenta o risco de acidente vascular cerebral cardioembólico em 5 vezes em todas as idades e está relacionado a mais de 20% dos acidentes vasculares cerebrais em pacientes acima de 80 anos. Os AVCs embólicos costumam ser mais graves do que outros AVCs, e os anticoagulantes são a base do tratamento, fundamentais para reduzir o risco cardioembólico nessa população. No entanto, a decisão de iniciar anticoagulantes orais nem sempre é simples e requer avaliação dos riscos embólicos e hemorrágicos. O risco embólico em pacientes com FA geralmente é avaliado usando sistemas de pontuação padronizados, como o escore CHA2DS2-VASc, mas pode ser refinado usando outros dados clínicos, como tamanho do átrio esquerdo e a duração da FA. O risco de sangramento geralmente é avaliado pelo escore HAS-BLED, sendo os sangramentos graves mais comuns em pacientes mais velhos. Por essa razão, os médicos muitas vezes têm medo de iniciar a anticoagulação em pacientes mais velhos, embora as evidências atuais mostrem que geralmente é seguro usar anticoagulantes orais na maioria desses pacientes. No entanto, sangramentos maiores podem ocorrer em até 3% dos pacientes em uso de anticoagulantes orais, sendo necessária a interrupção do tratamento.

Mais de 90% de todos os trombos do átrio esquerdo se originam no AAE, e a redução do risco com oclusão do AAE é comparável à anticoagulação. Por esse motivo, a oclusão percutânea do AAE surgiu como tratamento alternativo para pacientes com contraindicação à anticoagulação oral ou evento embólico em uso de anticoagulantes orais. Há evidências crescentes de que a oclusão do AAE é segura e viável na maioria dos pacientes, e essa experiência inicial multicêntrica de oclusão do AAE com o dispositivo baseado

[…]

Combater o Sangramento – Um Apêndice de Cada Vez

Comentários

Pular para o conteúdo