Arq. Bras. Cardiol. 2025; 122(7): e20250352

Compressão Coronária na Hipertensão Pulmonar: Uma Ameaça Tratável Escondida à Vista de Todos

Allan K. N. Alencar ORCID logo

DOI: 10.36660/abc.20250352

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Angioplastia do Tronco da Artéria Coronária Esquerda no Tratamento de Compressão Extrínseca em Pacientes com Hipertensão Pulmonar".

A hipertensão pulmonar (HP) representa uma condição grave e progressiva associada à insuficiência ventricular direita, comprometimento da capacidade funcional e aumento da mortalidade., Embora a angina não seja um sintoma característico da HP, ela pode afetar até 30% dos pacientes e é frequentemente esquecida na prática clínica. O estudo publicado nesta edição dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia aborda uma causa rara, porém crítica, de dor torácica na HP: compressão extrínseca do tronco da artéria coronária esquerda (TCE) por uma artéria pulmonar dilatada. Os autores apresentam uma série de casos observacionais de 12 pacientes submetidos à intervenção coronária percutânea (ICP) com implante de stent para compressão da TCE, relatando viabilidade e alívio sustentado dos sintomas.

Embora a aterosclerose do TCE seja bem reconhecida por seu impacto prognóstico, a compressão deste vaso devido à dilatação da artéria pulmonar na HP permanece subdiagnosticada. Os autores destacam que até 76% dos pacientes com HP avançada apresentam dilatação da artéria pulmonar, o que pode resultar em compressão extrínseca significativa do TCE, mesmo na ausência de aterosclerose coronariana., É importante ressaltar que a compressão do TCE tem sido associada à morte cardíaca súbita em coortes de HP, enfatizando a necessidade de alta suspeita clínica.

[…]

Compressão Coronária na Hipertensão Pulmonar: Uma Ameaça Tratável Escondida à Vista de Todos

Comentários

Pular para o conteúdo