Arq. Bras. Cardiol. 2021; 116(3): 432-433

“Conheça o seu Inimigo e a si Mesmo”. Risco Cardiovascular na Pesquisa Nacional de Saúde

Itamar S. Santos ORCID logo

DOI: 10.36660/abc.20210105

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Estimativas do Risco Cardiovascular em Dez Anos na População Brasileira: Um Estudo de Base Populacional".

A Arte da Guerra, de Sun Tzu é uma obra-prima sobre estratégia militar publicada há cerca de 2.500 anos. Em sua obra, Tzu afirma: “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas.” Embora não sejamos generais do exército, os ensinamentos de Tzu também podem ser úteis na ciência cardiovascular. Eles reforçam a necessidade de compreender o quadro atual da epidemiologia cardiovascular em nossa sociedade e como ela evolui, como uma arma primária para determinar como os recursos e esforços podem ser aplicados de forma mais eficiente.

As doenças cardiovasculares continuam sendo uma das principais causas mundiais de morte e incapacidade. Embora as pesquisas nas últimas décadas tenham melhorado consideravelmente nosso conhecimento sobre os principais fatores da epidemiologia das doenças cardiovasculares, as altas taxas de morbimortalidade cardiovascular geram um quadro muito heterogêneo ao redor do mundo. No nosso país, por exemplo, nas últimas décadas, observamos uma queda acentuada do tabagismo em todos os estados brasileiros. Entretanto, também observamos tendências crescentes para outros fatores de risco como diabetes e outras alterações metabólicas relacionadas à obesidade, assim como o envelhecimento da população, produzindo impactos mistos nas taxas de morbimortalidade cardiovascular.

[…]

“Conheça o seu Inimigo e a si Mesmo”. Risco Cardiovascular na Pesquisa Nacional de Saúde

Comentários

Pular para o conteúdo