Arq. Bras. Cardiol. 2024; 121(2): e20240127
Conjugar Tecnologia com Qualidade na Assistência Médica
Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Combinação de Ferramentas de Telecardiologia para Estratificação de Risco Cardiovascular na Atenção Primária: Dados do Estudo PROVAR+".
Primeiro o RX, e depois o eletrocardiograma, revolucionaram a abordagem diagnóstica na cardiologia. Aparelhos médicos se sofisticam a cada dia, com o uso cada vez maior de ferramentas diagnósticas, agora dispondo da possibilidade de transmissão à distância dos exames, antecipando diagnóstico, e permitindo a aplicação de protocolos de atendimento e de decisão terapêutica.
Na cardiologia, com a transmissão do traçado eletrocardiográfico para centros cardiológicos em tempo real, o que a princípio era feito através de aparelhos de fac-símile, e depois, com dispositivos com transmissão pela internet, foi possível a adoção de protocolos de tratamento, com impacto na letalidade e no prognóstico funcional. Programas de teleconsultoria no contexto do infarto agudo do miocárdio, com transmissão de eletrocardiograma feito no primeiro local de atendimento, com este fim, foram desenvolvidos no Rio de Janeiro, (Projeto TIET), Salvador, São Paulo e Minas Gerais (Minas Telecardio), todos dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), onde ficou demonstrado a segurança e o benefício de utilizar a teleconsultoria, abreviando o tempo para realizar o método de revascularização mais adequado.
[…]
304