Arq. Bras. Cardiol. 2020; 115(2): 182-183

Controle da Pressão Arterial: O Segredo é… Trabalho em Equipe!

Andrea Pio-Abreu, Luciano F. Drager ORCID logo

DOI: 10.36660/abc.20200544

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Controle da Pressão Arterial e Fatores Associados em um Serviço Multidisciplinar de Tratamento da Hipertensão".

A hipertensão é uma das principais causas de morte cardiovascular. De fato, dados do Heart and Stroke Statistics mostraram que 45% da mortalidade cardiovascular é potencialmente atribuída à hipertensão. Esse cenário preocupante não mudou nas últimas décadas, apesar da disponibilidade das intervenções não-farmacológicas e o desenvolvimento de várias classes de remédios anti-hipertensivos que efetivamente contribuíram para o controle da pressão arterial (PA). As razões de nossa baixa efetividade no controle da PA no nível populacional são múltiplas, incluindo a falta de políticas públicas organizadas que regulem o consumo de sal e aumentem a conscientização, a detecção precoce e o tratamento efetivo. Desafios adicionais incluem a característica assintomática da hipertensão, inércia terapêutica, entre outros.

Nesta edição dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia, Jardim et al., relataram dados de um estudo retrospectivo explorando uma estratégia de equipe multidisciplinar na taxa de controle da pressão arterial (estabelecida no tradicional <140/90 mmHg). Os autores avaliaram dados demográficos e clínicos de 1.548 pacientes hipertensos de um centro especializado em hipertensão, acompanhados regularmente por 7,6 ± 7,1 anos (média de idade de 62 anos, 73,6% de mulheres).

[…]

Controle da Pressão Arterial: O Segredo é… Trabalho em Equipe!

Comentários

Pular para o conteúdo