Arq. Bras. Cardiol. 2019; 113(6): 1090-1091

Correlação entre a Apneia Obstrutiva do Sono e a Função Diastólica do Ventrículo Esquerdo avaliada pelo Ecocardiograma

Cláudio L. Pereira da Cunha ORCID logo

DOI: 10.36660/abc.20190695

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Correlação entre Risco de Apneia Obstrutiva do Sono e Parâmetros do Ecocardiograma".

A apneia obstrutiva do sono (AOS) é uma doença caracterizada por obstrução recorrente das vias aéreas superiores durante o sono, decorrente do colapso repetitivo destas vias, resultando em hipóxia e fragmentação do sono. É um transtorno bastante frequente, sendo mais comum em homens, mas também pode afetar mulheres e crianças. Sua prevalência tem sido estimada em aproximadamente 14% entre os homens e 5% entre as mulheres, definindo-se AOS nestes levantamentos como a presença de um índice de apneia-hipopneia maior que cinco eventos por hora de sono, associadas a 4% de desaturação de oxigênio.

AOS é associada com um aumento significativo da atividade simpática durante o sono, influenciando a frequência cardíaca e a pressão arterial. O aumento da atividade simpática é induzido por uma série de mecanismos, incluindo estimulação quimiorreflexa pela hipóxia e hipercapnia, barorreflexos, disfunção endotelial, alterações do retorno venoso e do débito cardíaco.

[…]

Correlação entre a Apneia Obstrutiva do Sono e a Função Diastólica do Ventrículo Esquerdo avaliada pelo Ecocardiograma

Comentários

Pular para o conteúdo