Arq. Bras. Cardiol. 2024; 121(4): e20240185
Custo-Efetividade Relacionado aos Dispositivos Cardíacos Eletrônicos Implantáveis: Uma Preocupação Sempre Constante
Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Fatores Associados aos Custos do Tratamento no Primeiro Ano após Implantes Iniciais ou Trocas de Geradores de Pulsos de Marca-passos Cardíacos".
Os dispositivos cardíacos eletrônicos implantáveis (DCEIs) desempenham um papel crucial nos portadores de bradiarritmias, com comprovada eficácia na melhora da qualidade de vida e na manutenção da própria vida, sendo inquestionável a sua utilização na prática clínica. No entanto, a tecnologia empregada e suas possíveis complicações representam um custo considerável junto as agências reguladoras e as respectivas fontes pagadoras. Se por um lado, não se questiona o benefício dos DCEIs em diferentes cenários clínicos, por outro, o custo associado, incluindo as possíveis complicações, também devem ser motivo de reflexão.
O custo inicial relacionado ao procedimento é elevado assim como o custo relacionado a possíveis complicações, tais como, pneumotórax, hemotórax, desposicionamento de eletrodo, infecção e complicações clínicas em geral.–
[…]
Palavras-chave: Análise de Custo-Efetividade; Marca-Passo Artificial; pneumotórax
260