Arq. Bras. Cardiol. 2023; 120(8): e20230550
Desvendando as Controvérsias da Dissecção Aórtica Tipo B – Interpretando as Evidências
Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Fatores que Afetam a Trombose da Falsa Luz na Dissecção Aórtica Tipo B".
Diferentemente da dissecção aórtica tipo A, múltiplos aspectos da história natural da disseção aórtica tipo B (DATB) permanecem obscuros e indefinidos, resultando em incertezas em seu prognóstico, recomendações e manejo., Entre os fatores críticos que impactam os desfechos da DATB, a trombose do falso lúmen parece ser um achado associado que exibe uma correlação sólida com o prognóstico tardio e trazendo implicações clínicas significativas. Além de ser um indicador prognóstico crucial para pacientes com DATB, a presença ou ausência de trombose do falso lúmen tem sido empregada para guiar as decisões de tratamento, afetando a escolha de intervenções terapêuticas, como o reparo aórtico endovascular torácico (TEVAR) e ajustando o seguimento pós-tratamento.
Nesse sentido, Tang et al., relatam neste fascículo um aspecto interessante da correlação entre imagens e clínica. Analisando uma grande coorte de pacientes consecutivos com DATB, eles investigaram os fatores que afetam a trombose do falso lúmen aórtico em pacientes com DATB, focando em compreender o papel da morfologia aórtica na trombose do falso lúmen. Imagens de angiografia tomográfica computadorizada foram utilizadas para as medidas. Um software especializado reconstruiu modelos tridimensionais da disseção aórtica, e medidas dos diâmetros do lúmen verdadeiro e falso foram realizadas em diferentes zonas da aorta. A incidência de falso lúmen trombótico foi maior em pacientes mais idosos com função renal normal do que em pacientes mais jovens ou com função renal comprometida.
[…]
264