Arq. Bras. Cardiol. 2020; 115(6): 1102-1103

Disfunção Microvascular Coronariana: Isso Realmente Importa na Doença de Chagas?

Maria do Carmo Pereira Nunes ORCID logo

DOI: 10.36660/abc.20201219

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Estudo Comparativo da Doença Coronariana Microvascular Causada por Doença de Chagas e por Outras Etiologias".

Há um crescente reconhecimento de que os distúrbios que afetam a estrutura e a função da microcirculação coronariana podem agir como mediadores-chave dos sintomas e prognóstico dos pacientes. O subconjunto de distúrbios que afetam a microcirculação é denominado disfunção microvascular coronariana (DMC), que é expressa como a incapacidade das artérias coronárias de se dilatarem de forma adequada para atender à demanda de oxigênio do miocárdio e/ou como a redução abrupta no fluxo sanguíneo coronário relacionado ao espasmo coronário.

Nas últimas 2 décadas, a DMC tem sido investigada ativamente em várias condições cardíacas em um amplo espectro de fatores de risco cardiovascular. , A disfunção microvascular é desencadeada por inflamação sistêmica de baixo grau induzida por fatores de risco cardiovascular convencionais, incluindo hipertensão, diabetes, obesidade, dislipidemia e idade avançada. , Esse espectro de anormalidades provavelmente pode ser ampliado pela presença de aterosclerose epicárdica.

[…]

Disfunção Microvascular Coronariana: Isso Realmente Importa na Doença de Chagas?

Comentários

Pular para o conteúdo